Experiência docente no cursinho pré-vestibular: uma contribuição na formação social do graduando
Pupim, L. F.; Momesso, G.A.C.; Brasilino, M. S.; Cortiglio, S.; Sousa, C.A.; Soubhia, A.M.P.
Rev. odontol. UNESP, vol.43, nEspecial, p.0, 2014
Resumo
Há tempos, vimos o crescimento de ações voltadas à democratização do ensino no Brasil. Nesse contexto, surgiu o cursinho pré-vestibular DACA, um projeto de extensão pertencente à Unesp de Araçatuba que vem auxiliando estudantes que não têm condições de arcar com os custos dos cursinhos particulares. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência extensionista, fazer uma reflexão sobre a contribuição para a formação acadêmica dos graduandos e relatar a importância do projeto como promotor de futuros cidadãos mais críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Os docentes são graduandos dos cursos de Odontologia e Medicina Veterinária, que ministram aulas nas disciplinas a eles atribuídas. A experiência em ministrar aulas no cursinho pré-vestibular tem sido muito gratificante, prazerosa e acima de tudo tem o papel de proporcionar aos acadêmicos uma sensação única de ter além de uma formação técnica específica, a oportunidade de vivenciar a sociedade, os problemas nela inseridos e ainda de sentir que são parte da solução destes problemas. O universitário obtém com essa atividade uma dose especial de cidadania e uma acurada experiência na docência. A preocupação com a didática associada à criatividade do jovem professor tem superado as expectativas, e é este um dos motivos do sucesso deste importante projeto de inserção social. Tanto os graduandos que atuam lecionando como os alunos do cursinho ganham novas perspectivas em termos sociais, de experiência e de oportunidades, gerando assim resultados palpáveis a todos os envolvidos no projeto.
Palavras-chave
Ensino, relação comunidade-instituição, educação.