Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/588019c57f8c9d0a098b5320
Revista de Odontologia da UNESP
Resumo de Congresso

Lateralização do nervo alveolar inferior e reabilitação com implantes osseointegráveis

Maciel, J.; Rodriguez Sanchez, M. P.; Ferreira, A.C.R.M.; Garcia Junior, I. R.

Downloads: 25
Views: 3305

Resumo

A busca pela eficiência e qualidade mastigatória tem aumentado a procura por reabilitação com implantes osseointegráveis, no entanto após a perda dentária, um quadro de diminuição da disponibilidade óssea é encontrado devido ao processo contínuo de remodelação e atrofia do osso alveolar. A região posterior da mandíbula é limitada pela presença do NAI e a técnica de lateralização do NAI apresenta-se como uma alternativa possibilitando uma melhor biomecânica dos implantes. Este trabalho teve por finalidade relatar um caso onde foi realizada lateralização do NAI e colocação de implantes osseointegráveis. Paciente W.L.O, 74 anos, gênero feminino, leucoderma, compareceu a disciplina de Implantodontia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, onde relatou dificuldade á alimentação pela ausência dos dentes posteriores inferiores do lado esquerdo, o tratamento proposto foi lateralização do NAI e instalação de implantes. Seguindo o protocolo cirúrgico e sob anestesia local, foi realizada uma janela óssea na cortical com piezoelétrico Bioart, localização do NAI, reposicionamento, instalação de dois implantes Implalife, preenchimento com osso autógeno triturado, recobrimento com membrana GenDerm, reposicionamento do retalho mucoperiostal e sutura. Não houve queixas neurossensoriais no pós operatório imediato. A lateralização NAI é uma técnica viável para as reabilitações funcionais da região posterior de mandíbula, no entanto os procedimentos cirúrgicos exigem muita delicadeza para diminuir os riscos de alterações neurosensoriais.

Palavras-chave

Implantes dentários, nervo alveolar inferior, osteotomia.
588019c57f8c9d0a098b5320 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections