Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/588019c17f8c9d0a098b530c
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Tratamento da mordida cruzada posterior em crianças: relato de caso clínico

Almeida, M.M.B.; Costa, L. A.; Verri, A. C. G.; Bertoz, A.P.M.; Cuoghi, O.A.; Mendonça, M.R.

Downloads: 50
Views: 4779

Resumo

A mordida cruzada posterior é uma má oclusão caracterizada pela relação vestíbulo-lingual anormal de um ou mais dentes da maxila em relação à mandíbula. O tratamento em crianças durante a fase da dentição mista é importante, pois permite o posicionamento correto dos dentes e bases ósseas. Consequentemente um crescimento e desenvolvimento adequado do sistema estomatognático e reduz a necessidade de tratamentos mais complexos na dentição permanente. Devido a importância, o objetivo deste trabalho foi mostrar um caso clínico onde um paciente do sexo masculino, 6 anos de idade, apresentou-se para atendimento nas atividades do Projeto de Extensão “Ortodontia Infantil” - PROEX-UNESP. Ao exame clínico intrabucal constatou-se que o paciente estava na fase da dentição mista, primeiro período transitório, apresentando mordida cruzada posterior unilateral direita em máxima intercuspidação, que não persistia na posição de relação cêntrica. O diagnóstico feito com base nas análises clínicas e radiográficas foi de mordida cruzada posterior unilateral direita funcional. O planejamento instituído foi à instalação de um aparelho expansor tipo Hyrax, com protocolo de ativação de ¼ de volta por dia até a obtenção da sobrecorreção transversal. Ao final do período de contenção observou-se a correção da mordida cruzada posterior, uma oclusão estética e funcionalmente agradável. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que o protocolo de tratamento e ativação do aparelho é efetivo e possibilita um desenvolvimento da oclusão mais favorável.

Palavras-chave

Má oclusão, ortodontia preventiva, mordida cruzada
588019c17f8c9d0a098b530c rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections