Avaliação dos usuários sobre o Sistema Único de Saúde – SUS em relação ao ambiente de prestação de serviço
Marques, B.M.; Moimaz, S.A.S.; Garbin, C.A.S.; Saliba, N.A.
Rev. odontol. UNESP, vol.43, nEspecial, p.0, 2014
Resumo
A avaliação da percepção dos usuários dos serviços permite uma análise mais ampla e fiel do seu funcionamento, constituindo-se no principal subsídio para a organização e planejamento das estratégias de saúde. Nessa pesquisa o objetivo foi analisar a satisfação dos usuários com o serviço de saúde bucal prestado na rede pública do SUS, quanto ao ambiente físico, infraestrutura, acessibilidade e ambiência do local de atendimento, incluindo conforto, limpeza, sinalização e ruídos. Foi realizada uma pesquisa transversal, tipo inquérito, cuja população de estudo foi composta por 428 usuários do SUS que estavam em tratamento odontológico. As entrevistas foram realizadas por dois pesquisadores treinados, nas unidades de saúde, utilizando-se um formulário adaptado do modelo proposto pelo Ministério da Saúde. Os dados coletados foram processados, empregando-se o software Epi-Info 2000 v. 3.5.1. Do total da amostra 80,4% mostraram-se satisfeitos, 15,9% mostraram-se mais ou menos e 3,7% mostraram-se insatisfeitos em relação ao ambiente de trabalho do dentista. Em relação à limpeza dos ambientes 86,4% mostraramse satisfeitos, 11% mostraram-se mais ou menos e 2,6% mostraram-se insatisfeitos. Em relação ao conforto do ambiente 79% mostraram-se satisfeitos, 15,7% mostraram-se mais ou menos e 5,3% mostraram-se insatisfeitos. Conclui-se que a maioria dos usuários está satisfeita em relação aos critérios relacionados à ambiência nos locais de prestação do serviço odontológico no sistema único de saúde.
Palavras-chave
Saúde bucal, sistema único de saúde, satisfação do paciente.