Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/588019b67f8c9d0a098b52cf
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Terapia fotodinâmica antimicrobiana no tratamento da peri‑implantite. Revisão sistemática

Ferro-Alves, M.L.; Lopes, A.; Assem, N. Z.; Longo, M.; Garcia, V.G.; Theodoro, L. H.

Downloads: 24
Views: 1625

Resumo

A peri-implantite é uma das principais causas de perda de implantes dentários. Esta pode ser definida como uma doença bacteriana infecciosa que afeta os tecidos de suporte de um implante dentário osseointegrado, causando inflamação e perda óssea. Os tratamentos convencionais se utilizam-se de antimicrobianos, antibióticos associados à terapias não cirúrgicas ou cirúrgicas. Além desses, vem sendo discutida uma nova alternativa para o tratamento local dessas infecções, a Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana (aPDT). O objetivo desta revisão sistemática foi encontrar evidências clinicas à respeito do tratamento da peri-implantite utilizando aPDT como técnica coadjuvante. Foram pesquisadas as bases de dados BIREME e Medline/PubMed, com associação (“and”) dos descritores “peri‑implantitis” e “photodynamic therapy” no período de maio de 1994 a abril de 2014. O critério de inclusão do artigo na revisão foi de ser classificado como estudo clinico controlado randomizado.Foram encontrados ao total 29 artigos, dos quais foram selecionados apenas 3 artigos, por serem estudos clínicos em humanos, randomizados controlados. Os resultados clínicos da maioria dos estudos demonstraram melhora significante nos parâmetros clínicos com o uso da aPDT associada a terapia não cirúrgica. Após a análise dos resultados clínicos encontrados nos artigos, concluiu-se que apesar da aPDT ter se mostrado uma terapia promissora para peri-implantite, são necessários mais estudos clínicos em humanos sobre o tema para confirmar possíveis efeitos benéficos da aPDT.

Palavras-chave

Peri-implantite, implantes dentários, fotoquimioterapia
588019b67f8c9d0a098b52cf rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections