Praticando ciência com professores para que eles possam praticá-la com seus alunos: contribuição da FOA com a educação
Tanganini, T.; Feres-Rodrigues, J. V.; Biaggi, G. F.; Gonçalves, A.; Casatti, C.A.; Ervolino, E.
Rev. odontol. UNESP, vol.43, nEspecial, p.0, 2014
Resumo
O aprimoramento e a atualização dos professores de Biologia se fazem constantemente necessários, tendo em vista a rapidez com que as pesquisas avançam e o impacto que isso ocasiona na vida da população. A escassez de tempo, o acesso limitado a fontes atualizadas de informação e a fraca interação com a comunidade científica dificultam o acesso dos professores ao aperfeiçoamento de suas habilidades. O propósito do projeto é o aprimoramento e a atualização dos professores de Biologia, pertencentes à Diretoria de Ensino de Araçatuba e Birigui, acerca de temas da biologia. Para cada assunto abordado, elaboramos material didático auxiliar, que se trata de um conjunto de lâminas histológicas de diversos órgãos, os quais foram doados às escolas, com intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, através da inserção de aulas práticas de microscopia. Para tal propósito realizamos encontros bimestrais no Campus de Araçatuba, onde são abordados os temas das ciências biológicas e da saúde, através de aulas teóricas e práticas laboratoriais, que são ministradas e monitoradas, respectivamente, pelos docentes e acadêmicos da UNESP. Os trabalhos estão em andamento e verificamos grande assiduidade, efetiva participação e elevado grau de interesse dos professores. O diferencial do projeto está sendo a aliança entre as aulas teóricas e práticas, sendo que estas últimas, além de serem de grande importância para sedimentar o conteúdo teórico, também são capazes de familiarizar o professor com tal abordagem, estimulando-o a desenvolvê-la junto dos seus alunos.
Palavras-chave
Educação, capacitação, docentes.