Praticando ciência nas escolas da rede estadual de ensino de Araçatuba com um laboratório itinerante
Feres-Rodrigues, J. V.; Toro, L. F.; Okamoto, A.C.; Gonçalves, A.; Casatti, C.A.; Ervolino, E.
Rev. odontol. UNESP, vol.43, nEspecial, p.0, 2014
Resumo
A construção do conhecimento na disciplina de Biologia é facilitada pela prática da experimentação, o que inclusive torna o ensino destas matérias mais dinâmico, interativo e contribui com a formação da educação crítico‑científica do estudante. A proposta do projeto é despertar nos alunos do ensino médio o interesse e a valorização pela disciplina de Biologia, através da execução de aulas práticas. Para tal propósito um laboratório itinerante faz visitas semanais às escolas da rede estadual de ensino pertencentes à Diretoria de Ensino de Araçatuba, onde são realizadas aulas práticas para grupos rotativos acerca de grandes temas das ciências biológicas e da saúde. Os temas abordados no corrente ano estão sendo: 1. “A célula eucarionte: como visualizá-la, do que ela é composta e qual é a sua importância para nós”; 2. Uma viagem ao sistema esquelético partindo do macroscópico ao microscópico. 3. “O nosso cérebro ajudando a entender o nosso cérebro”. Para que houvesse uma consonância entre o projeto político-pedagógico e os temas abordados, os públicos alvos do presente projeto foram os alunos da segunda série do ensino médio. Embora os trabalhos estejam em andamento, constatamos que os estudantes da rede pública de ensino assistem e participam com grande interesse e entusiasmo das atividades práticas desenvolvidas em suas escolas. Estamos verificando ainda que uma parcela considerável de professores está sendo estimulada a adotar as aulas práticas como estratégia de ensino. O projeto tem gerado efeitos positivos nos alunos e professores da rede estadual de ensino.
Palavras-chave
Ensino, biologia, docentes, estudantes.