Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/588019a17f8c9d0a098b525b
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Tratamento restaurador indireto em incisivos laterais conóides. Relato de caso clínico

Mazza, L.C.; Martini, A.P.; Souza, F.I.; Melo, R. A. C.; Rocha, E.P.

Downloads: 16
Views: 1324

Resumo

Dentes conóides são alterações de forma e tamanho dos dentes naturais, resultando, portanto, em comprometimento estético do sorriso dos pacientes acometidos, uma vez que os dentes são menores que o tamanho normal e apresenta superfície incisal afilada. Afetam cerca de 1% da população, preferencialmente mulheres, sendo mais comuns nos incisivos laterais superiores permanentes. O caso clínico apresentado a seguir, relata a intervenção protética com vista ao restabelecimento estético do sorriso de uma jovem com dentes conóides. Insatisfeita com as restaurações em resina composta, optou-se pela confecção de restaurações em cerâmica reforçadas com dissilicato de lítio. Após as restaurações em resina composta direta serem cuidadosamente removidas, sem realização de desgaste/preparo dental, o caso foi moldado e o molde enviado ao laboratório de prótese. A paciente usou provisórios confeccionados com resina bisacrílica durante todo o período necessário para a confecção das restaurações, tais provisório foram obtidos utilizando o molde do enceramento diagnóstico previamente realizado. Duas facetas delgadas em dissilicato de lítio foram instaladas nos dentes 12 e 22 após criteriosa seleção de cimento resinoso para que o resultado estético do caso fosse satisfatório. As restaurações em cerâmica reforçada com dissilicato de lítio confeccionadas tiveram perfeita integração com os dentes adjacentes e não foi observado qualquer prejuízo ao tecido periodontal circundante num período de acompanhamento de 12 meses.

Palavras-chave

Cerâmica, estética dentária, prótese parcial fixa, cimentos de resina.
588019a17f8c9d0a098b525b rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections