Unati ativa: sustentabilidade e meio ambiente
Piato, R.S.; Capalbo, L.C.; Fajardo, R.S.; Rezende, M. I. R. A.; Lehfeld, L. S.; Alves Resende, M. C. R.
Rev. odontol. UNESP, vol.43, nEspecial, p.0, 2014
Resumo
Envelhecimento populacional e proteção ambiental vêm ganhando especial relevância, tendo em vista as recentes transformações econômicas, demográficas e sociais no conjunto da sociedade. Objetivou-se promover revisão teórica e reflexiva com ênfase na convergência entre desenvolvimento sustentável e ações educacionais promovidas pela Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI). Realizou-se revisão da literatura obtendo-se artigos na íntegra a partir dos Palavras-chave idoso, indicadores de desenvolvimento sustentável e educação continuada, publicados em inglês, espanhol e português, entre janeiro de 1999 e março de 2014, em periódicos nacionais e internacionais nas bases LiIlacs, Bireme e Medline. Utilizou-se roteiro sistematizado de coleta de dados para análise da amostra. Os resultados indicam que a Unati desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, através de ações baseadas em pressupostos gerontológicos sócioeducativos. Neste contexto, a educação ambiental se apresenta como processo pedagógico capaz de despertar a capacidade crítica do idoso, tornando-o agente social ativo e conduzindo-o a uma concepção cultural que assegure estabelecimento de relações harmônicas sustentáveis com a natureza. Concluiu-se que a Unati contribui para iniciativas que privilegiam as relações entre sistemas e processos econômicos, sociais e naturais, gerando a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
Palavras-chave
Idoso, indicadores de desenvolvimento sustentável, educação continuada