Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/588019a07f8c9d0a098b5255
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Percepção da multiplicação do conhecimento de saúde bucal através de crianças participantes de um programa educativo

Bizelli, G.R.; Araújo, P. C.; Garbin, C.A.S.; Moimaz, S.A.S.; Saliba, N.A.; Arcieri, R.M.

Downloads: 1
Views: 927

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a percepção dos pais ou responsáveis pelas crianças participantes do programa de Educação em Saúde Bucal da FOA / UNESP quanto às atividades educativas e preventivas desenvolvidas nas escolas e os hábitos de higiene bucal realizados em casa. A amostra foi constituída por 85 pais ou responsáveis de crianças pertencentes a 5 escolas e os sujeitos da pesquisa foram estimulados a responder um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados foram analisados no software SPSS. 94% dos pais ou responsáveis afirmaram que as crianças recebiam orientação sobre saúde bucal na escola. Os participantes disseram ainda que essas atividades eram importantes para a formação de novos hábitos (21,1%) e para a promoção e prevenção de saúde (51,7%). Foi observado que 75,2% do grupo analisado mencionou ter aprendido algo em relação à saúde bucal com as crianças, sendo que a escovação e o uso do fio dental (43,5%) foram os mais citados como atividades multiplicadas em casa. Destaca-se ainda que 64,7% dos pesquisados identificaram mudança nos hábitos de saúde bucal da família. Notou‑se também que os pais ou responsáveis consideram a própria saúde bucal como ótima (45,8%), sendo que utilizam a escova dental (70,5%) e pasta (69,4%), 3 vezes ou mais ao dia. Com relação ao uso do fio dental, 58,8% afirmaram utilizá-lo. Desta forma, observa-se que as crianças multiplicam conhecimento sobre saúde bucal em suas casas, modificando hábitos e beneficiando toda família.

Palavras-chave

Educação em saúde, pré-escolar, saúde bucal
588019a07f8c9d0a098b5255 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections