Álbum de figurinhas como ferramenta didática na educação sobre avulsão e reimplante dentários
Sedlacek, P. S.; Poi, W.R.; Panzarini, S.R.; Sonoda, C.K.; Castilho, L. R.; Saito, C.T.M.H.
Rev. odontol. UNESP, vol.43, nEspecial, p.0, 2014
Resumo
É proposta deste trabalho, avaliar o álbum de figurinhas como ferramenta didática na educação sobre avulsão e reimplante dentários em estudantes da sexta série do ensino fundamental. Foi desenvolvida uma sessão de atividades com 141 estudantes utilizando álbuns de figurinhas, abordando avulsão e reimplante dentários. Dados foram coletados por meio de questionário e processados, usando-se o programa EPI INFO 2000. Setenta e um por cento dos estudantes tinham idades em torno de 12 anos e 92% relataram praticar algum tipo de esporte. Os resultados demonstraram que, uma única atividade com o álbum de figurinhas proporcionou conhecimento a esses estudantes sobre a possibilidade do reimplante dentário, após avulsão. Questionados em relação ao meio de conservação, 86% guardariam o dente no leite e 60% afirmaram que o dente pode ser reimplantado por qualquer pessoa presente no local do acidente. Pode-se concluir que o álbum de figurinhas é eficiente como ferramenta didática na educação sobre avulsão e reimplante dentários de estudantes da sexta série do ensino fundamental. O método utilizado mostrou-se eficiente, rápido, de custo baixo, facilmente aplicável e bem aceito pelos estudantes.
Palavras-chave
Avulsão dentária, reimplante dentário, educação, saúde pública