Avaliação comparativa da eficácia do Programa de Educação em Saúde Bucal em escolas municipais de ensino básico
Araújo, P. C.; Garbin, C.A.S.; Moimaz, S.A.S.; Saliba, N.A.; Arcieri, R.M.
Rev. odontol. UNESP, vol.43, nEspecial, p.0, 2014
Resumo
Este estudo objetivou avaliar de forma comparativa o programa de Educação em Saúde Bucal, desenvolvido pela FOA / UNESP a 15 anos, através de uma análise realizada com o público-alvo, as crianças. Dois grupos foram formados, sendo que o primeiro foi constituído por escolas de ensino básico que recebiam o projeto de extensão ou serviço extra-mural de Educação em Saúde Bucal da FOA / UNESP e o segundo composto por escolas de ensino básico que não recebiam essas visitas. A amostra foi constituída por 183 crianças, totalizando 10 escolas participantes. Os sujeitos da pesquisa foram estimulados a identificar por meio da visualização de figuras os “amigos dos dentes”. Os resultados foram analisados no software de análise estatística SPSS. A pesquisa mostrou que as crianças que recebiam o Programa de Educação em Saúde bucal tiveram maior índice de acerto na identificação de pasta de dente, escova dental, fio dental e dentista (f=1080), bem como menor índice de erro na identificação de alimentos cariogênicos e hábitos de sucção não nutritivos (f=36). O teste X2 indicou diferenças estatisticamente significantes, entre o total de freqüências de respostas certas e erradas, obtidas pelos dois grupos, sendo que as crianças do grupo que foi submetido ao programa obteve menores freqüências de respostas erradas (p< 0,001). Sendo assim, o programa de Educação em Saúde bucal da FOA / UNESP se mostrou eficiente para o seu público – alvo. Ressalta-se ainda a importância da avaliação de programas em saúde a fim de controlar os objetivos e mensurar os benefícios que chegam à população.
Palavras-chave
estudos de avaliação como assunto, educação em saúde, pré-escolar.