Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/588019927f8c9d0a098b5204
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

O portfólio reflexivo no curso de Odontologia: percepção dos estudantes

Cavalleri, N. Z.; Prado, R.L.; Coelho, C. O. L.; Gusman, D. J. R.; Telles, L. Q.

Downloads: 14
Views: 1707

Resumo

A educação é fundamental na transformação social. Dessa forma, utilizar métodos de ensino e avaliação que qualifiquem este processo é essencial. O objetivo desse estudo foi compreender a experiência da construção de portfólios reflexivos e a percepção do graduando de odontologia sobre seu uso enquanto método avaliativo. Participaram 52 estudantes do curso de Odontologia da Universidade do Oeste Paulista, que utilizavam o portfólio na disciplina de saúde coletiva. Foi utilizado um questionário autoaplicável, contendo questões abertas, relativas ao portfólio enquanto instrumento de avaliação de aprendizagem, o método de ensino e as principais mudanças para a vida profissional e/ou cidadã durante o processo educacional. Os dados coletados foram submetidos à técnica da análise de conteúdo. Em relação ao portfólio como instrumento avaliativo, os aspectos positivos foram: incentivo à pesquisa, organização do estudo para concursos e melhora do desempenho acadêmico. Os aspectos negativos remeteram a dificuldade de encontrar artigos científicos sobre a área de estudo e, ao fato de ser trabalhoso. A metodologia ativa foi apontada como a preferida pelos alunos, por permitir maior participação e entendimento do conteúdo. Quanto às mudanças para a vida profissional, conhecer o sistema público de saúde foi destaque, através das realidades sociais vivenciadas e funcionamento. O portfólio se mostrou efetivo como estratégia complementar no processo de formação profissional e avaliação, conduzindo o aluno a explorar seu potencial científico, acadêmico e humanístico

Palavras-chave

Odontologia, saúde pública, avaliação educacional
588019927f8c9d0a098b5204 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections