Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/5880192b7f8c9d0a098b4ffe
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Estudo morfométrico de processo estilóide alongado em crânio humano e considerações clínicas

Fogaça, J.F.; Neto, O.M.S.; Rossi, A.C.; Freire, A.R.; Botacin, P.R.

Downloads: 4
Views: 3186

Resumo

O processo estilóide possui morfologia variável, oscilando em comprimento e alcançando até, normalmente, 2 a 3 centímetros (cm), de acordo com Eagle. Esta estrutura anatômica é uma projeção óssea de direção ântero-inferior localizado na base do crânio, situado lateralmente à fossa jugular, ântero-medial ao processo mastóide e medialmente à parte timpânica do osso temporal. Proporciona origem aos músculos estilo-hióideo, estilofaríngeo, estiloglosso e aos ligamentos estilo-hióideo e estilo-mandibular. Quando o indivíduo possui os processos com dimensões superiores, estes são acompanhados de implicações clínicas que podem prejudicar as funções do aparelho estomatognático. A Síndrome de Eagle, ocasionada pelo alongamento do processo estilóide ou pela calcificação dos ligamentos que dele se originam, é caracterizada por um conjunto de sintomas. O objetivo desse trabalho foi avaliar morfometricamente os processos estilóides de um crânio humano brasileiro do gênero masculino e na faixa etária de 40 a 50 anos de idade. As dimensões analisadas foram comprimento e maior diâmetro. O processo estilóide direito apresentou 5,17 cm de comprimento e 0,66 cm de maior diâmetro, enquanto que o processo estilóide esquerdo apresentou 5,29 cm e 0,59 cm, respectivamente. Os processos estilóides avaliados apresentaram comprimento além do descrito na literatura como normal. Este estudo contribuiu para o conhecimento da morfologia e da topografia dessa estrutura, que quando alterada, pode gerar conseqüências clínicas que devem ser conhecidas para favorecer o tratamento e o bem estar do indivíduo acometido pela síndrome de Eagle.
5880192b7f8c9d0a098b4ffe rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections