O projeto de extensão “Brincar e Sorrir” em escola de ensino básico
Salles, N.D.M.; Sedlacek, P.; Poi, W.R.; Lonchi, M.F.B.; Menezes, M.C.; Nagay, B.E.; Rós, D.T.; Catanoze, I.A.
Rev. odontol. UNESP, vol.41, nEspecial, p.0, 2012
Resumo
Com base na proposta de inclusão social de pessoas com deficiência nas escolas (hoje garantida pela legislação educacional brasileira), o Projeto de Extensão “Brincar e Sorrir” (cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX-UNESP) amplia suas ações desenvolvendo atividades na EMEB “Luiz Aparecido Bertolucci”. O principal objetivo é desenvolver comportamentos adaptativos para a assistência odontológica em crianças de escolas de ensino básico (com ou sem deficiência), inserindo-as dentro de um contexto apropriado às suas compreensões e aceitações. Para tanto, o projeto utiliza recursos pedagógicos (projeções, imagens, desenhos para colorir, brinquedos, entre outros), que ilustram ou replicam estímulos presentes na situação de tratamento odontológico (refletor, seringa tríplice, canetas de alta e baixa rotação e cadeira odontológica). Em um primeiro momento as crianças são expostas, gradual e separadamente, a cada um dos referidos estímulos, facilitando, assim, o processo de cognição (aprendizagem). Em seguida, elas são submetidas, conjuntamente, a todos estes estímulos ao participarem de uma brincadeira de faz de conta, onde fazem o papel de dentista e paciente, utilizando alguns dos recursos acima descritos. Essa atividade lúdica, quando desenvolvida em escolas de ensino básico pode beneficiar um número significativo da população brasileira, atenuando o medo e a ansiedade naturalmente presentes no contexto odontológico e contribuindo no processo de adaptação da criança à assistência odontológica.