A cabeça do calouro de odontologia da FOA/UNESP 2012: o núcleo da representação social sobre adolescência precoce
Pavani, C.C.; Yoshimoto, D.A.; Plazza, F.A.; Loureiro, C.; Astolphi, R.D.; Hall, K.B.; Pereira, J.A.; Bizelli, G.R.; Garcia, W.G.
Rev. odontol. UNESP, vol.41, nEspecial, p.0, 2012
Resumo
A realidade é sempre reconstruída pelo sujeito, integrando-se ao nosso sistema de valores dentro da história e do nosso contexto social. Essas representações sociais, socialmente elaboradas e partilhadas, têm um núcleo central que as gera e organiza, dando-lhe significado. Em torno do núcleo central, há elementos periféricos que dão estabilidade à representação. Para tanto, 80 calouros da FOA/UNESP 2012/Integral, quando confrontados com a expressão “ADOLESCÊNCIA PRECOCE”, indicaram cinco palavras relacionadas ao tema e apontaram, dentre as cinco, duas palavras que julgaram de maior importância (núcleo central). Em sequência, os alunos redigiram um parágrafo sobre o tema para explicitá-lo. As categorias, que ao todo somaram 14, evocadas pelos alunos, quando ouviam o termo “adolescência precoce” foram: Imaturidade (65 vezes), Drogas (35), Criação (35), Infância interrompida (33), Sexo (25), Conflitos (23), Gravidez (21), Maturidade (17), Modernidade (17), Mudanças (14), Festas (11), Liberdade (11), Inocência (8) e Rebeldia (8). Os núcleos centrais consistiram em Imaturidade e Drogas, seguidas dos elementos periféricos Criação, Infância Interrompida, Sexo, Conflitos entre outros. Logo, os alunos julgam que uma das maiores consequências da adolescência precoce é a imaturidade, em sua maioria sendo provocada pela falta de base familiar ou excesso de liberdade, trazendo sérios danos como uso de drogas, gravidez indesejada, doenças e conflitos.