Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/588019227f8c9d0a098b4fd0
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Praticando ciência: aulas práticas contribuindo para a construção do conhecimento dos alunos da rede estadual de ensino das regiões de Araçatuba e Birigui

Cavazana, T.P.; Mello-Neto, J.M.; Oliveira, F.L.P.; Conceição, R.S.; Cruz-Rizzolo, R.J.; Okamoto, A.C.; Casatti, C.A.; Gonçalves, A.; Ervolino, E.

Downloads: 0
Views: 875

Resumo

A construção do conhecimento nas disciplinas de Ciências e de Biologia é grandemente facilitada pela prática da experimentação, o que inclusive torna o ensino destas matérias mais dinâmico, interativo e contribui com a formação da educação científica do estudante. Embora a existência das aulas práticas na área das ciências biológicas e da saúde seja secular, verificamos que a grande maioria das escolas da rede pública de ensino fica pautada em um ensino tradicional, onde a experimentação é praticamente inexistente. A proposta do projeto é, em parceria com os professores da rede estadual pertencentes à Diretoria de Ensino (DE) de Araçatuba e de Birigui, docentes e acadêmicos da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, despertar nos alunos do ensino fundamental e médio o interesse e a valorização pelas disciplinas de Ciências e Biologia, através da execução de aulas práticas que tratam dos temas fundamentais das ciências biológicas (células, tecidos, órgão e sistemas biológicos) e da saúde (doenças e prevenção). O principal intuito foi retirar o estudo de tais temas do âmbito meramente subjetivo e os colocar de forma interessante e interativa na esfera do concreto. Para tal propósito estão sendo feitas visitas às escolas da rede estadual de ensino pertencentes à DE de Araçatuba e de Birigui, onde são realizadas aulas práticas para pequenos grupos rotativos acerca dos grandes temas das ciências biológicas e da saúde. Os temas abordados no corrente ano estão sendo: 1. “A célula eucarionte: como visualizá-la, do que ela é composta e qual é a sua importância para nós”; 2. “Uma viagem ao sistema esquelético partindo do macroscópico ao microscópico”; 3. “Desvendando alguns mistérios do cérebro”. Os trabalhos estão em andamento desde abril de 2010 e constatamos que os estudantes da rede pública de ensino assistem e participam com grande interesse e entusiasmo das atividades práticas desenvolvidas em suas escolas. Verificando ainda que uma parcela considerável de professores está sendo estimulada a adotar as aulas práticas como estratégia de ensino. Além disso, o projeto tem colocado os acadêmicos dos cursos de graduação de nossa unidade universitária em contato direto com a comunidade da região que será assistida por ele nesta, e em outras ocasiões, o que além de estar proporcionando uma ampliação do seu conhecimento acerca dos temas abordados, tem possibilitado a prática de sua responsabilidade social e sua formação humanista.
588019227f8c9d0a098b4fd0 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections