Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/588019227f8c9d0a098b4fcf
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

A cabeça do calouro de odontologia da FOA/UNESP 2012: o núcleo da representação social do homem vs mulher na odontologia

Carvalho, K.A.; Surname Not Found, G.F.; Trevizan, A.C.S.; Benez, G.C.; Souza, G.D.S.; Astolphi, R.D.; Bizelli, G.R.; Hall, K.B.; Pereira, J.A.; Garcia, W.G.

Downloads: 1
Views: 868

Resumo

A realidade é sempre reconstruída pelo sujeito, integrando-se ao nosso sistema de valores dentro da história e do nosso contexto social. Essas representações sociais, socialmente elaboradas e partilhadas, têm um núcleo central que as gera e organiza, dando-lhe significado. Em torno do núcleo central, há elementos periféricos que dão estabilidade à representação. Para tanto, 80 calouros da FOA/UNESP 2012, quando confrontados com a expressão “HOMEM vs MULHER NA ODONTOLOGIA”, indicaram cinco palavras relacionadas ao tema e apontaram, dentre estas, duas palavras que julgaram de maior importância (núcleo central). As Categorias (23) mais evocadas pelos alunos consistiram em: Desproporção (34) que é o núcleo central, Preconceito (28), Delicadeza (27), Feminização (26), Dinheiro (23) e Disputa (19). Os calouros percebem a disparidade numérica existente entre os gêneros dos discentes da FOA/UNESP. Além disso, são externadas algumas posições “conservadoras”, já que a categoria Preconceito (28) aparece em 2º lugar. Muitos alunos remeteram o pensamento à inserção da mulher no mercado de trabalho devido às mudanças contemporâneas e à preferência atual das mulheres pelas áreas de Saúde e Biológicas. Por outro lado, ressaltaram a valorização da área acadêmica de Exatas pelo sexo masculino, como por exemplo, as Engenharias. Conclui-se que os alunos estão percebendo a tendência em ingressarem cada vez mais mulheres na FOA/UNESP e, junto a essa tendência, surgirem situações novas a serem enfrentadas.
588019227f8c9d0a098b4fcf rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections