Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/588019227f8c9d0a098b4fcd
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

A cabeça do calouro de odontologia da FOA/UNESP 2012: o núcleo da representação social do crack

Oliveira, M.P.; Guinossi, N.A.; Morais, R.L.; Nakamura, Y.G.; Sales, L.S.; Astolphi, R.D.; Hall, K.B.; Pereira, J.A.; Bizelli, G.R.; Garcia, W.G.

Downloads: 0
Views: 896

Resumo

A realidade é sempre reconstruída pelo sujeito, integrando-se ao nosso sistema de valores dentro da história e do nosso contexto social. Essas representações sociais, socialmente elaboradas e partilhadas, têm um núcleo central que as gera e organiza, dando-lhe significado. Em torno do núcleo central, há elementos periféricos que dão estabilidade à representação. Para tanto, 80 calouros da FOA/UNESP 2012, quando confrontados com a palavra “CRACK”, indicaram cinco palavras relacionados ao tema e apontaram, dentre as cinco, duas palavras que julgaram de maior importância (núcleo central). As categorias, que ao todo somaram 71, mais evocadas pelos alunos foram: Vício (33 vezes), Morte (13 vezes), Droga (11 vezes), Dependência (10 vezes) e Tráfico (4 vezes). Consiste em núcleo central da evocação o termo Vício. Nesse sentido, enfatizou‑se o grande número de problemas físicos e psíquicos causados aos usuários de crack, já que essa substância tem alto poder desencadeador de utilização repetida e, assim, causa dependência química e psicológica (vício). Conclui-se que o crack é uma droga ilícita que possibilita o acesso de pessoas menos favorecidas, pois sua produção é a partir da pasta-base da cocaína, tendo, assim, menor valor comercial se comparada às outras drogas. De acordo com os alunos, as soluções descritas se baseiam na ajuda familiar e na busca por recuperação em unidades especializadas aos usuários. Por fim, uma citação semelhante entre os calouros foi a região da “cracolândia”, ícone conhecido e explorado constantemente pela mídia.
588019227f8c9d0a098b4fcd rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections