Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/5880191e7f8c9d0a098b4fb9
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Intervenção interdisciplinar no tratamento do paciente com dor orofacial: uso de acupuntura

Alves-Rezende, M.C.R.; Sant’anna, C.B.M.; Capalbo, B.C.; Zuim, P.R.J.

Downloads: 5
Views: 1234

Resumo

A acupuntura tem sido utilizada com sucesso no controle da dor orofacial em pacientes com desordens temporomandibulares. Diversos estudos envolvendo os mecanismos de ação da acupuntura mostram associação entre os efeitos da acupuntura e o sistema nervoso central e o periférico. Evidências científicas apontam que o estímulo nocivo causado por uma agulha de acupuntura pode proporcionar efeito analgésico significativo, graças à ativação do sistema inibitório descendente. Com o agulhamento, ocorre aumento na microcirculação que, associado com a estimulação do SNC, atua na liberação não só de endorfinas, como também de outras substâncias com efeito analgésico, relaxante e antiinflamatório. A acupuntura proporciona efeito analgésico a curto prazo, significativo para o tratamento da dor crônica presente na dor orofacial e disfunções temporomandibulares e uma opção terapeutica para tratamentos onde a tensão muscular é causadora ou acentua a disfunção. Os pontos de acupuntura utilizados para o tratamento da dor orofacial e disfunções temporomandibulares são pontos locais (região de cabeça e e pescoço):TA-21,E-6, ID-19, VB-2, TA-17, VB-7. Como ponto a distância, são utilizados o IG-4, IG-11, E-36, F3, Yintang. Os pontos localizados na face estão dentro da inervação do nervo trigêmeo e os pontos localizados no pescoço estão dentro da inervação de C2 e C6. Os pontos à distancia atuam sobre a condição geral dos pacientes e são usualmente usados para o equilibrio geral. O relaxamento muscular e o controle da ansiedade conseguidos com a acupuntura permitiram alívio das condições sintomatológicas nos pacientes atendidos.
5880191e7f8c9d0a098b4fb9 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections