Projeto político pedagógico e estrutura curricular do Curso de Odontologia da FOA/UNESP: análise e percepção acadêmica
Moimaz, S.A.S.; Peruchini, ; Fadel, C.B.; Saliba, N.A.; Rovida, T.A.S.
Rev. odontol. UNESP, vol.41, nEspecial, p.0, 2012
Resumo
O projeto político pedagógico do curso de graduação de Odontologia da FOA-Unesp foi formulado em 2001. Objetivou-se realizar a análise crítica e avaliar a percepção acadêmica, quanto ao projeto pedagógico e à estrutura curricular vigentes. Foi realizada pesquisa documental e inquérito, com uso de um questionário semi-estruturado, elaborado com base em dados constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais, e nas diretrizes do SUS, previamente testado e validado. A amostra constituiu-se de 92,4% de formandos de 2007 (n = 61). Destes, 95% não conheciam o projeto pedagógico que estrutura o curso de graduação; 53% consideraram insuficiente a integração entre as disciplinas ofertadas pelo curso; 66% apontaram que havia duplicação de conteúdos trabalhados; 41% disseram que a relação interdisciplinar era insatisfatória e 67,2% optariam pelo sistema modular de ensino. Ainda, 55,7% afirmaram que o curso não contempla totalmente os princípios da integralidade e resolutividade das ações; 37,7% ressaltaram que o atendimento clínico não era humanizado. Quanto às competências e habilidades necessárias ao exercício profissional, os acadêmicos admitiram sentir segurança na realização de ações clínicas e insegurança em ações amplas, como as gerenciais e de planejamento. A análise documental indicou desacordo na organização do projeto pedagógico e da estrutura curricular, quando confrontados com as vertentes das Diretrizes Curriculares Nacionais. A reformulação curricular da FOA-Unesp é urgente, assim como é importância a avaliação contínua do curso.