Palavras associadas à Bioestatística por alunos ingressantes da UNESP
Borghi, W.M.M.C.; Sundefeld, M.L.M.M.; Perri, S.H.V.; Rodrigues, M.A.B.; Alves, M.L.F.A.; Bonfietti, L.H.F.S.
Rev. odontol. UNESP, vol.41, nEspecial, p.0, 2012
Resumo
Na UNESP de Araçatuba, a disciplina de Bioestatística está incluída nos cursos de Odontologia e de Medicina Veterinária com 90 e 120 horas por ano, respectivamente. Nestes cursos, esta disciplina apesar de não ser profissionalizante, tem grande importância sobretudo no desenvolvimento do raciocínio estatístico do aluno. Este, sendo produto de uma sociedade, age conforme suas representações sociais, e os seus (pré) conceitos podem influenciar no processo ensino-aprendizagem. Daí o interesse em verificar a percepção dos ingressantes sobre Bioestatística. Material e método: metodologia qualitativa da “associação de palavras”, de Bardin. A população de estudo foram os alunos ingressantes dos 1º anos da Unesp, nos cursos de Odontologia ( FOA) (N = 83) e Medicina Veterinária (N = 34). O instrumento de pesquisa foi a pergunta: o que lhe vem à mente quando você pensa na disciplina de Bioestatística? Escreva rapidamente cinco palavras que você associa a esta disciplina. A primeira das cinco opções de palavras, foi respondida por todos os alunos (N = 117), com apenas 11 palavras, e todas positivas, na Veterinária; enquanto que na Odontologia, das 22 palavras utilizadas, 8,4% foram negativas. Dos 117 alunos, 55,6% associaram a Bioestatística com cálculo, conta, matemática e números, e 13,7% à Estatística. Nem todos responderam às quarta e quinta opções. Conclusão: esta pesquisa serve para nortear o ensino da disciplina nos cursos da área biológica, da FOA.