Odontologia no Pet-saúde: um olhar de monitores bolsistas
Zago, B.A.A.; Codato, Lucimar Aparecida Britto; Carmo, M.M.; Truiz, C.F.; Morita, M.C.; Higasi, Maura Sassahara; Massaoka, S.T.
Rev. odontol. UNESP, vol.41, nEspecial, p.0, 2012
Resumo
A política de educação na saúde tem, como um de seus eixos estruturantes, a integração entre as instituições de ensino e os serviços de saúde, caracterizada por ações que visam à mudança das práticas de formação e atenção a partir das necessidades dos serviços. Uma das ações desencadeadas a partir desta articulação foi o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde, o qual está em processo de estruturação e consolidação, daí a necessidade de estudos que possam auxiliar a compreensão sobre a realidade vivenciada no Projeto. O objetivo deste trabalho foi conhecer a percepção de acadêmicos monitores de Odontologia atuantes no projeto PET-Saúde sobre a relevância do mesmo para sua formação profissional. Foi realizado estudo de natureza qualitativa. Os sujeitos de pesquisa foram 08 (oito) acadêmicos do curso de Odontologia participantes como bolsistas no PET- Saúde nos anos de 2010 e 2011. Foram realizadas entrevistas abertas e semi-estruturadas por roteiro de questões que foram pontuadas durante as entrevistas. Os resultados mostraram que o Projeto favorece o contato entre os alunos dos diferentes cursos e requer deles ações simultâneas que se correlacionem, estimulando-os a criar estratégias de ações, unindo os conhecimentos obtidos na graduação, que visem resultados efetivos. Concluiu-se que o PET-Saúde favorece a formação de um futuro profissional de saúde crítico, reflexivo, preparado para atuar em equipe e em um mercado de trabalho competitivo que requer experiências de ensino-aprendizagem diferenciadas.