Odontologia UNESP Araraquara e inclusão digital-papel do projeto “Informática para crianças” no desenvolvimento infantil
Pollo, N.F.; Dotta, E.A.V.; Belletatti, P.; Lança, M.L.A.; Candido, L.M.
Rev. odontol. UNESP, vol.40, nEspecial, p.0, 2011
Resumo
Desde 2006 a FOAR – UNESP oferece o Projeto de Extensão “Informática para Crianças” com o objetivo de propiciar um aprendizado via computador. Em 2010, atendeu 76 crianças de 5 a 7 anos. O objetivo é possibilitar um contato direto com novas tecnologias. As aulas iniciam-se com ginástica e brincadeira educativa antes de desenvolverem as atividades no computador. Brincadeira é coisa séria contribui para o processo de socialização com benefícios positivos na aprendizagem e na capacidade do trabalho em conjunto. Os jogos educativos utilizados têm a função de auxiliar a criança a se familiarizar com o computador, exercitar a percepção visual e auditiva, a coordenação motora e a memorização, desenvolvendo habilidades essenciais ao processo de alfabetização com atividades interativas cujo nível de dificuldade é adaptável ao seu desempenho. Para uma complementação em seu aprendizado de higiene bucal, são utilizados sistemas informatizados que oferecem, também por meio de jogos educativos, uma melhor assimilação de higiene. No término do curso foi avaliado o aprendizado, bem como o nível de dificuldade em utilizar a ferramenta computador, observando excelente melhora na capacitação das crianças e no autocuidado com a saúde bucal. O projeto conta com o apoio da PROEX, da FOAR e da Prefeitura Municipal de Araraquara.
Palavras-chave
Aprendizagem; higiene bucal; jogos e brinquedos.