P.16 - Livro-arbítrio: escolha preservá-lo
Presoto, CD; Tsurumaki, JN; Zuanon, ACC; Faria, AA; Roccia, AA; Pereira, AZ; Leite, ARP; Serra, CL; Cavichioli, EAM; Somensi, MA; Balan, PR; Monteiro, RD; Silva, VD; Ruy, AC; Piai, RR; Loiola, SE; Zucoloto, ML; Jordani, PC
Rev. odontol. UNESP, vol.38, nEspecial, p.0, 2009
Resumo
A informatização trouxe muitos benefícios educacionais diante da variedade de informações acessadas em segundos, levando o indivíduo a todos os lugares do mundo diante de qualquer assunto pesquisado. Neste contexto, a prática da leitura está sendo substituída pela crescente tecnologia, levando o jovem a se esquecer que o livro é uma excelente ferramenta para o estudo e exercita a imaginação. O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento de alunos, professores e funcionários da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP com relação à leitura e cuidados com os livros. Aplicou-se um questionário a 262 indivíduos com questões referentes ao tratamento e cuidados com os livros, hábito e valorização da leitura. Observou-se que 66,4% dos entrevistados possuíam hábito de leitura, 78,6% dos alunos estudavam com auxílio de livros e 53,4% compravam livros técnicos. Analisando os cuidados com os livros, 37,4% já fizeram anotações em livros e apenas 2,7% rasgaram ou arrancaram páginas. Observou-se também que embora apenas 10% dos indivíduos tenham priorizado o livro no momento de suas compras, 77,8% já presentearam amigos com livros. Pode-se concluir que grande parte da comunidade local mostrou-se consciente da necessidade de preservação e leitura de livros.
Palavras-chave
Leitura, livros, preservação