2-SPPG - Educação em saúde bucal nas escolas: promovendo agentes multiplicadores de saúde
Santos, K.T.; Garbin, A.J.I.; Lima, D.P.; Garbin, C.A.S.
Rev. odontol. UNESP, vol.37, nEspecial, p.0, 2008
Resumo
Os Programas de Educação em Saúde Bucal nas escolas são muito importantes, principalmente no que se refere ao aprendizado positivo das crianças. Além disso, a criança pode levar para o seu ambiente familiar a experiência vivenciada na escola. O objetivo desse estudo foi verificar a influência de pré-escolares participantes de um programa de educação em saúde bucal nas práticas diárias de sua família, através da percepção de seus pais. Foram convidados 119 pais de pré-escolares com idade entre 5-6 anos. Os dados foram coletados por meio de questionário semi-estruturado, auto-aplicado, com perguntas abertas e fechadas. Ao todo participaram do estudo sessenta e três pais (52,9%). 98,4% tinham conhecimento das atividades educativas e preventivas desenvolvidas na escola e todos relataram ser importante tais atividades, principalmente no que se refere ao aprendizado, motivação e para a saúde das crianças. 90,5% dos pais relataram ter aprendido algo referente a saúde bucal com seus filhos, e desses, a maioria (47,37%) citou a escovação como sendo o fator de maior importância. Além disso, 87,3% dos pais entrevistados relataram a existência de mudanças nos hábitos de saúde bucal de sua família após a inclusão de seus filhos no Programa de Educação em Saúde Bucal. Conclui-se que os pré-escolares foram capazes de transmitir o conhecimento adquirido na escola para seus familiares, inclusive mudando a rotina de saúde bucal da sua família.