Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/588018607f8c9d0a098b4bdd
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

25-OPG - Influência da patência apical e dos cimentos Sealer 26® e Endométhasone® no reparo de lesões periapicais crônicas em dentes de cães

Borlina, S.C.; Holland, R.; Marion, J.J.C.; Souza, V.; Murata, S.S.

Downloads: 1
Views: 1154

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a influência da patência, com ampliação do forame apical, no reparo de lesões periapicais inflamatórias crônicas induzidas em dentes de cães, após a utilização do curativo de Ca(OH)2 e obturação dos canais com os cimentos Sealer 26® e Endométhasone®. Quarenta canais ficaram expostos ao meio bucal por 180 dias para a indução das lesões. Após este período, realizou-se o preparo biomecânico com irrigação de hipoclorito de sódio à 2,5%. Em 20 espécimes realizou-se o arrombamento da barreira cementária apical e ampliação do forame até lima K 25 (grupos com patência apical), enquanto que, em outros 20, a barreira cementária foi preservada (grupos sem patência apical). Em seguida, os canais receberam curativo de Ca(OH)2 por 21 dias. Após este período, 10 canais com e 10 sem patência foram obturados com o Sealer 26® e outros, em iguais condições, com o Endométhasone®. Passados 180 dias os animais foram mortos e as peças preparadas para exame histológico. Os resultados qualitativos demonstraram que a realização da patência apical determinou infiltrado inflamatório menos intenso, melhor organização do ligamento periodontal e maior deposição de cemento neoformado e que o Sealer 26® proporcionou melhor reparo. A quantificação dos dados histológicos por escores para análise estatística demonstrou que: 1) a realização da patência apical favoreceu o tratamento (p < 0,001), 2) o Sealer 26® apresentou resultado superior ao Endométhasone® (p < 0,001), 3) no geral, o grupo do cimento Sealer 26® com patência proporcionou os melhores resultados.
588018607f8c9d0a098b4bdd rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections