O.09 - Educação em saúde bucal para escolares - ações interdisciplinares entre a Odontologia e a Terapia Ocupacional
Soares, R.C.V.; Lima, D.C.; Valsecki Jr., A.; Martinez, C.M.S.
Rev. odontol. UNESP, vol.37, nEspecial 2, p.0, 2008
Resumo
Na década de 60 houve uma mudança de paradigma do campo da Odontologia, do foco cirúrgico-restaurador para práticas de promoção de saúde. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e testar metodologias, elaboradas em conjunto entre a Odontologia e a Terapia Ocupacional, para promoção de educação em higiene bucal para a população infantil. Seis crianças, na faixa etária entre oito e dez anos, participaram de quatro atividades lúdicas. Aplicou-se um procedimento de linha de base múltipla entre as intervenções realizadas. Antes e depois das atividades lúdicas, as crianças respondiam a um questionário de 18 afirmações, que deviam ser julgadas em “verdadeiro”, “falso” ou “não sei”. As atividades lúdicas tinham duração média de 15 minutos e foram realizadas em uma instituição de ensino superior, que oferecia atividades de reforço escolar para crianças com dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. As atividades lúdicas empregaram como recursos uma boca confeccionada em isopor; fantoches de feltro que reproduziam dentes saudáveis e cariados, escova, creme dental e a língua. Também foram empregados recursos audiovisuais (datashow) para realização de palestras expositivas. O desempenho de cinco, dos seis participantes, foi caracterizado pelo aumento do número de acertos ao longo das quatro aplicações do questionário.