Posturas de trabalho de alunos no atendimento odontológico de bebês
Student's working postures during babies dental treatment
Garcia, P.P.N.S.; Campos, J.A.D.B.; Zuanon, A.C.C.
Rev. odontol. UNESP, vol.37, n3, p.253-259, 2008
Resumo
Este estudo teve por objetivo avaliar as posturas e as posições de trabalho adotadas por alunos do último semestre do curso de graduação em Odontologia no atendimento de crianças menores de três anos de idade. Realizaram-se tomadas fotográficas digitais dos alunos durante a realização de 31 procedimentos, sendo avaliados 24 itens relativos à ergonomia classificados como "adequado", "parcialmente adequado", "inadequado" e "não foi possível avaliar" para avaliação geral das posturas de trabalho, totalizando 744 itens. Os bebês foram agrupados segundo seu comportamento (bom, ruim) e tipo de procedimento a que foram submetidos (invasivo e não-invasivo). As posturas e posições adotadas para o atendimento de bebês foram comparadas pelo teste de qui-quadrado (χ2). Pôde-se observar associação não-significativa entre as posturas e posições de trabalho e o comportamento dos bebês (χ2 = 2,712; p = 0,258), e em relação aos diferentes tipos de procedimentos (χ2 = 1,548; p = 0,461). Desta forma, sugere-se que a dificuldade de adequação da postura dos alunos avaliados não esteve relacionada às dificuldades impostas pelo tratamento dos pacientes (comportamento e/ou procedimento), mas aos hábitos posturais inadequados adquiridos por eles.
Palavras-chave
Ergonomia, odontologia, doenças ocupacionais, odontopediatria
Abstract
This study aimed to evaluate the postures and working positions used by students, from the last-semester period of a dentistry graduation course, during the treatment of children younger than 3 years old. Digital photographies of the students were taken during the accomplishment of 31 dental procedures and evaluated by 24 itens relating to ergonomics (which were classified as “adequate”, “partially adequate”, “inadequate” and “it was not possible to assess” for the analysis of general working postures), thus totaling 744 itens. The babies were got into groups according to their behavior (good or bad) and type of procedure that they were submitted (invasive and non-invasive). The postures and positions adopted during the treatment of babies were compared by Chi-square test (χ2). It could be observed no significant association between postures and working positions and behavior of babies (χ2 = 2.712; p = 0.2577), and regarding the different type of procedures (χ2 = 1.548; p = 0.4612). So, it is suggested that the difficulty in adjusting the evaluated students’ posture was not related to the difficulties that were imposed by the treatment of patients (behavior and/or procedure), but to the postural habits that were acquired by them.
Keywords
Human engineering, dentistry, occupational health, pediatric dentistry
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