Marketing em Odontologia: a percepção do cliente em relação ao serviço odontológico de clínica privada
Marketing on dentistry: the perception of client about dental service of privative clinic
Garbin, A.J.I.; Garbin, C.A.S.; Tiano, A.V.P.; Carvalho, M.L.; Fagundes, A.C.G.
Rev. odontol. UNESP, vol.37, n2, p.197-202, 2008
Resumo
O mercado de trabalho odontológico torna-se cada vez mais competitivo levando o cirurgião-dentista a lançar mão de ferramentas de marketing para atrair sua clientela, mas este esquece por vezes de procurar saber o que seu público alvo deseja. Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção dos usuários de clínicas privadas em relação aos serviços odontológicos. Foi realizado de outubro a dezembro de 2006 em um município do interior de São Paulo e obteve aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa. Os usuários que participaram da pesquisa responderam 21 questões abertas e fechadas sobre utilização destes serviços, percepção no atendimento, princípios de biossegurança e organização do consultório. A maioria dos entrevistados (53,4%) considera que os aspectos relativos à humanização são os mais relevantes na hora do atendimento odontológico. Quanto à aparência do profissional e à biossegurança, foi considerado muito importante o uso de luvas (78,6%), máscara (72,8%), gorro (54,4%), óculos (45,6%), roupa branca (40,8%) e jaleco (38,8%). Na organização, o descumprimento de horário foi o aspecto relatado pela maioria (19,4%) como sendo o que mais desagrada quando procuram um atendimento odontológico. Conclui-se que, na percepção dos usuários, os aspectos mais valorizados no atendimento são a relação profissional/ paciente, o cumprimento do horário agendado e o uso de equipamentos de proteção individual. Isso nos leva a uma reflexão em relação ao comportamento do cirurgião-dentista frente ao paciente, sendo que pode ser aprimorado desde a formação acadêmica.
Palavras-chave
Ferramentas de marketing, marketing em odontologia, clínica privada
Abstract
The market of dental work becomes much more competitive suggesting at Dental Surgeon to use marketing tools to attract his clientele, but this professional forget sometimes to know what his target public wants. The aim of this study was to valuate the perception of users of privative clinics about dental services. It was realized on period from October at December 2006 in a city of São Paulo State interior and had consent on Research Ethic Committee. The users that participated of research answered 21 closed and opened questions about utilization of these services, perception on attendance, biossecurity principles and clinic organization. The majority of interviewed (53,4%) consider that the aspects about humanization are more relevant at the dental attendance time. About appearance professional and biossecurity the use of gloves (78,6%), masks (72,8%), cap (54,4%), glasses (45,6%), white clothes (40,8) and uniform (38,8%) was consider very important. On organization, not execute the work time was the aspect more related by majority (19,4%), being a factor that dislike most when a patient look for dental attendance. It can and conclude that on users perception the aspects more valorized on attendance are relation between professional and patient, and execution of marked time and the use of equipments of individual protection. This result suggests reflection about dental surgeon comportment in front of patient, and this comportment can be better during graduation.
Keywords
Marketing tools, marketing on dentistry, private clinic
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