Revista de Odontologia da UNESP
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Original Article

O tratamento odontológico: informações transmitidas aos pacientes e motivos de insatisfação

Dental treatment: information’s transmitted at patients and causes of dissatisfaction

Garbin, C.A.S.; Garbin, A.J.I.; Dossi, A.P.; Macedo, L.; Macedo, V.

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Resumo

A boa comunicação profissional-paciente incluindo a transferência apropriada de informações acerca do tratamento e a adequação da expectativa do paciente aos resultados esperados é de suma importância para o êxito de qualquer trabalho. Este estudo teve como objetivos verificar o hábito dos cirurgiões-dentistas quanto à transmissão de informações aos pacientes e à ocorrência de insatisfação deles com o tratamento. Participaram, após consentirem, todos os cirurgiõesdentistas de Rio das Pedras-SP (n = 20). Foi aplicado um questionário especialmente elaborado para a pesquisa, contendo perguntas abertas relativas ao tema. Os dados foram distribuídos em três categorias – transmissão de informações; tipo de informação transmitida; e motivo de insatisfação do paciente com o tratamento – e analisados qualitativamente, pelo método da categorização. Os resultados demonstraram que alguns profissionais não transmitem informações aos pacientes ou só o fazem nos casos mais complexos (25%). Muitos atribuíram a insatisfação com o tratamento à desinformação (35%) e ao não atendimento às expectativas do paciente (30%). Conclui-se que os cirurgiões-dentistas pesquisados não possuem o hábito de transmissão de informações adequadas aos seus pacientes, tendo como conseqüência relatos de insatisfação por parte deles.

Palavras-chave

Relações dentista-paciente, documentação, ética odontológica

Abstract

The good professional-patient communication including the transmission of information about treatment and the adequacy of patient’s expectation to obtained results is of great importance for the success of any work. The aim of this study was to verify the habit of dental surgeon about transmission of information to patients and the occurrence of their dissatisfaction with the treatment. All dental surgeon (n = 20) of Rio das Pedras (Brazil) participated on this study, after consent. A questionnaire specially developed for this research was applied, with open questions related to the subject. Data were distributed into three categories – “transmission of information”, “type of information”, “reason for patient’ dissatisfaction” – and qualitatively analyzed, through Content Analysis technique. Results showed that some professionals don’t transmit information to their patients or they do it in complicated cases (25%). Many professionals reported that dissatisfaction with treatment had a relation with lack of information (35%) and the fact of not corresponding to patient’s expectations (30%). It is concluded that the enrolled dental surgeons don’t have the habit of transmitting adequate information to their patients and have as consequence the patient’s report of dissatisfaction.

Keywords

Dentist-patient relations, documentation, ethics dental

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