Revista de Odontologia da UNESP
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Revista de Odontologia da UNESP
Original Article

Métodos de avaliação de aprendizagem empregados no curso de graduação de odontologia

Evaluation method of learning employed in the dentistry course

Saliba, N.A.; Moimaz, S.A.S.; Raphael, H.S.; Ferreira, N.F.; Gonçalves, P.E.

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Resumo

O presente estudo visou identificar os métodos de avaliação empregados pelas disciplinas aos alunos de graduação (n = 501) e a percepção deles sobre os respectivos métodos. Estes foram divididos em grupos de 4-6 alunos (n = 86) para que o instrumento de coleta de dados, um questionário, fosse discutido e respondido. Todas as disciplinas empregam prova escrita; 44%, prova prática; e, a minoria, 18,2%, seminários. A nota final é obtida por média aritmética. Sobre a percepção dos acadêmicos em relação aos métodos de avaliação que trouxe maior contribuição para a formação: 74,4% citaram a prova escrita; 83,7%, a prova prática; e 51,2%, os seminários. Observou-se que 91,9% das respostas foram negativas em relação à discussão dos métodos de avaliação entre os docentes e discentes. Conclui-se que os graduandos, em sua maioria, estão de acordo com os métodos de avaliação empregados, que, no entanto, estão sendo colocados em prática de forma não pactuada.

Palavras-chave

Ensino superior, educação em saúde, avaliação

Abstract

The present study aimed to identify the evaluation methods used by discipline of graduation and the students’ perception on the respective methods. These had been divided in groups of 4-6 students (n = 86) so that the instrument of data collection, a questionnaire, was argued and answered. That all discipline use written test, to 44% the practical test and minority 18.2% seminaries the final note is gotten by arithmetic mean. On the academics’ perception in relation to evaluation method that brought greater contribution for their formation, 74.4% had cited written test 83.7% practical test and 51.2% the seminaries. It was observed that 91.9% of the answers had been negative in relation to quarrel of evaluation methods between the professors and learning. It is concluded that the majority of students are in accordance with the used evaluation methods however, are being placed in practical of form not agreed to.

Keywords

Higher education, health education, assessment

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