Revista de Odontologia da UNESP
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Revista de Odontologia da UNESP
Original Article

Avaliação do conhecimento de professores em relação ao manejo da avulsão dentária em crianças

Evaluation of teacher's knowledge about dental avulsion management in children

Bittencourt, A.M.; Pessoa, O.F.; Silva, J.M.

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Resumo

A avulsão dental é comum nas crianças em ambiente escolar. O prognóstico do elemento dentário avulsionado está diretamente relacionado à qualidade do atendimento imediato. Assim, justifica-se a importância de estudos que avaliem o conhecimento de professores diante de uma situação emergencial de avulsão dental. Para isto, foram respondidos 160 questionários por professores, entre 10 escolas particulares selecionadas. Os resultados mostraram que apenas 21,9% dos professores reposicionariam o dente no alvéolo, destes, 57,2% fá-lo-iam imediatamente, enquanto que 42,8%, somente após consultar os pais ou dentista. Dentre aqueles que não reposicionariam o dente no alvéolo (78,1%), 26,4% armazená-lo-iam num recipiente vazio; 20%, em um recipiente com água; 12%, em leite; 18,4%, em álcool; 21,6% embrulhá-lo-iam em um pedaço de pano ou papel; 0,8% jogaria o dente fora; e 0,8% colocaria o dente na saliva. Desta forma, concluiu-se que a maioria dos professores apresenta conhecimentos escassos para a prestação dos primeiros cuidados em crianças que possam sofrer avulsão dental, o que pode comprometer o prognóstico do tratamento.

Palavras-chave

Avulsão dentária, trauma dentário, conhecimento dos professores

Abstract

The dental avulsion is common in children in a school setting. The prognosis of the avulsed tooth depends on appropriate emergency management immediately after the avulsion trauma. So, the aim of this research was to evaluate the knowledge of teachers from private schools about avulsion management in children. A total of 160 questionnaires were answered by teachers from ten selected private schools. The results showed that 21.9% of teachers would put the tooth back into the socked but only 57.2% of them would put it immediately and 42.8% would put it back only after talking with parents or dentists. Among those who would not put it back, 26.4% would put it into an empty receptacle, 20.0% would keep it in water, 12.0% in milk, 18.4% put in alcohol, 21.6% would wrap in cloth or paper, 0.8% would throw it away and 0.8% would keep it into the mouth. We conclude that teachers have little knowledge about dental avulsion management in children when they suffer dental avulsion and this could compromise the prognosis of the treatment

Keywords

Dental avulsion, dental trauma, teacher’s knowledge

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