212 - Análise das práticas de extensão dos cursos de graduação da UniEVANGÉLICA no ano de 2005
Silva, V.R.; Caixeta, E.S.H.; Zambelli, J.C.; Ferreira, V.G.S.; Siqueira, H.C.S.; Pereira, L.C.G.; Lemos, C.L.S.
Rev. odontol. UNESP, vol.36, nEspecial, p.0, 2007
Resumo
Tendo em vista a importância da Extensão na construção da formação acadêmica e transformação da sociedade, foi desenvolvido um projeto de iniciação científica no Centro Universitário UniEVANGÉLICA, em Anápolis-GO. O objetivo deste estudo foi analisar as práticas de extensão no ano de 2005. Como ferramenta de pesquisa utilizou-se a análise documental de propostas e relatórios de atividades extensionistas cadastrados na Coordenação de Extensão e Ações Comunitárias, existente até então, há dois anos. Os 15 cursos da Instituição realizaram um total de 242 atividades de extensão, nas quais 69% com característica de eventos, 21% projetos, 9% cursos e 1% prestação de serviços. Quanto ao local, 85% das práticas de extensão foram realizadas em Anápolis, sendo que destes 30% foram atividades extra-muro. Apenas 23,6% dos docentes se envolveram com atividades de extensão. Na análise dos relatórios destas atividades fica evidente o vínculo forte apenas entre o ensino e a extensão. Possíveis caminhos para alcançar a tríade ensino-pesquisa-extensão ainda é um desafio na Instituição. Avaliar as práticas de extensão de uma IES se faz necessária para obtenção de um diagnóstico concreto da mesma, facilitando as estratégias de intervenção para contornar as dificuldades.
Palavras-chave
Extensão universitária; ensino; educação