Alteração da cor marrom em pintura de íris de próteses oculares: efeito da tinta, do método de secagem e do envelhecimento acelerado
Alteration of brown pigment in artificial iris of ocular prosthesis: effect of paint, drying method and artificial aging
Fernandes, A.U.R.; Goiato, M.C.; Santos, D.M.
Rev. odontol. UNESP, vol.36, n4, p.365-370, 2007
Resumo
A íris artificial é a estrutura da prótese ocular responsável pela sua naturalização e estética. O propósito do presente trabalho foi avaliar a alteração de cor de tintas utilizadas na pintura de íris em próteses oculares polimerizadas por energia de microondas, variando-se tinta, método de secagem e período de envelhecimento acelerado. Para o estudo, foram confeccionados cinco discos em resina termopolimerizável por microondas para cada tinta analisada: acrílica hidrossolúvel, automotiva à base de nitrocelulose, guache hidrossolúvel e a óleo, na cor marrom, para os métodos de secagem natural e por radiação infravermelha, perfazendo um total de 40 corpos de prova. Cada corpo de prova foi constituído por um disco de resina acrílica incolor e outro, de igual dimensão, de resina acrílica de coloração branca de esclera e, entre os dois discos, a pintura. Os corpos de prova foram submetidos a uma câmara de envelhecimento acelerado sob radiação ultravioleta, por 1008 horas. Para avaliar a alteração de cor, foi usado um espectrofotômetro de reflexão. Os resultados foram analisados estatisticamente por Análise de Variância e teste de Tukey a 5% de significância. Todas as tintas apresentaram alteração cromática. A tinta a óleo apresentou a maior resistência diante do envelhecimento acelerado, independente do método de secagem e período de envelhecimento.
Palavras-chave
Pigmentação em prótese, cor de olho, olho artificial, prótese maxilofacial.
Abstract
The artificial iris is the structure of the ocular prosthesis responsible for its dissimulation and aesthetics. The objective of the present study was to evaluate the color stability of paint used for iris painting for ocular prosthesis polymerized with microwaves, varying painting, color and drying method. For the study, 40 discs in heat-curing for microwaves acrylic resin were made, five discs for each paint analyzed: acrylic water-soluble paints, automotive nitrocellulose paints, watercolor paints and oil paints, for the color brown, for both natural and infrared drying methods. Each specimen was constituted of one disc in colorless acrylic resin and another colored with a basic sclera pigment. The painting was accomplished in one of the surfaces of one of the discs. The specimens were submitted to an artificial aging chamber under ultraviolet light, during 1008 hours. To evaluate color changes a reflective spectrophotometer was used. The data were statistically analyzed by Variance Analysis and Tukey’s test. All paints suffered color alteration. The oil paints presented the highest resistance to artificial aging regardless the drying method and artificial aging.
Keywords
Prosthesis coloring, eye color, eye artificial, maxillofacial prosthesis
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