Revista de Odontologia da UNESP
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Revista de Odontologia da UNESP
Artigo Original

Conhecimento sobre prescrição medicamentosa entre alunos de odontologia: o que sabem os futuros profissionais?

Knowledge on drugs prescription among students of dentistry: what do they know about the professional futures?

Garbin, C.A.S.; Garbin, A.J.I.; Rovida, T.A.S.; Moroso, T.T.; Dossi, A.P.

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Resumo

A terapêutica medicamentosa, muitas vezes, é de grande importância para o tratamento odontológico. Entretanto, alguns profissionais desta área apresentam dificuldades para prescrever corretamente, falha que decorre, em muitos casos, da formação acadêmica deficiente. Foi objetivo deste estudo analisar se alunos do último ano do curso de odontologia estão aptos a prescrever medicamentos e se têm o conhecimento de como realizar uma receita odontológica. Participaram todos os alunos do último ano de graduação da UNESP – Araçatuba e também da UNOESTE – Presidente Prudente. Os alunos que consentiram na participação responderam a um questionário contendo temas relacionados aos objetivos do trabalho, aspectos legais de uma prescrição medicamentosa e um papel receituário para simular uma prescrição. No que diz respeito às vias de administração para o uso de medicamentos, 4,17% (UNESP) e 25% (UNOESTE) destacaram como via de administração para medicamento de uso interno a via sublingual, quando na realidade esta via é de uso externo. Analisando-se a prescrição elaborada, apenas 9,72% (UNESP) e 54,54% (UNOESTE) utilizaram corretamente a identificação do paciente na receita, e um número relevante de alunos realizou a receita pedida com letra ilegível, 15,28% (UNESP) e 20,45% (UNOESTE). Concluiu-se que a prescrição realizada pelos alunos não está em concordância com o que é previsto pela legislação, evidenciando-se que desconhecem a maneira correta de prescrever.

Palavras-chave

Educação em odontologia, prescrição de medicamentos, farmacologia

Abstract

The therapeutics drugs a lot of times; it is of great importance for the dental treatment. However, the professionals of this area present difficulties to prescribe correctly; it’s a fail that elapses in many cases, of the deficient academic formation. The aim of this study was to analyze if students of the last year of the dentistry course are capable to prescribe drugs and if the same ones have the knowledge of how to accomplish a dental income. All announced the students of the last year of graduation of UNESP – Araçatuba and also of UNOESTE - Presidente Prudente. The students that consented the participation answered a questionnaire containing themes related to the objectives of the work, legal aspects of a drugs prescription and a paper prescription to simulate this situation. About the administration way for the use of drugs, 4.17% (UNESP) and 25% (UNOESTE) they highlighted as administration way for drugs of internal use the road sublingual, but in the reality this way is of external use. Being analyzed the elaborated prescription, only 9.72% (UNESP) and 54.54% (UNOESTE) they used the patient’s identification correctly in the income, and, a relevant number of students accomplished the income asked with illegible letter, 15.28% (UNESP) and 20.45% (UNOESTE). We concluded that the prescription accomplished by he students is not with what is foressen by the legislation, evidencing the stundent's ignorance as for correct way to prescribe.

Keywords

Education dental, prescriptions drug, pharmacology

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