A Importância da Educação em Saúde Bucal para Pré-Escolares
The importance of dental health education for preschoolchildren
Aquilante, A.G.; Almeida, B.S.; Martins Castro, R.F.; Xavier, C.R.G.; Sales Peres, S.H.C.; Bastos, J.R.M.
Rev. odontol. UNESP, vol.32, n1, p.39-45, 2003
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um Programa de Educação em Saúde Bucal, pautado na verificação da performance de higiene do paciente através do índice PHP (componente psicomotor) e de uma entrevista baseada num questionário elaborado para avaliar os conhecimentos sobre saúde bucal (componente cognitivo). Participaram da parte experimental as crianças da turma do Pré, do ano 2001, da EMEI Gasparzinho (Bauru-SP), que possuíam 6 anos completos desde o início até o final do experimento (o que gerou uma amostra final de 44 crianças). O procedimento, anteriormente e logo após a jornada educativa, na aplicação dos questionários e no levantamento do índice de placa. Os resultados demonstraram que houve aumento da ordem de 16% no nível de conhecimento sobre saúde, bem como redução de 0,63 (o que corresponde a 15,5%) no índice médio de placa. Concluiu-se que os programas educativos promovem o aumento do conhecimento sobre Saúde Bucal e a redução do índice de placa e que, como é durante a infância que a criança vai incorporando em sua vida os hábitos de higiene e está numa fase propícia ao aprendizado, as pré-escolas são locais importantes para o desenvolvimento de Programas de Educação em Saúde Bucal
Palavras-chave
Promoção da saúde/métodos, educação em saúde bucal, odontologia preventiva,
pré-escolar
Abstract
The aim of this study was evaluate the efficacy of a Dental Health Education Program, based on verify of patient hygiene performance through PHP index (psychomotor component) and an interview based on a questionnaire developed to evaluate the knowledge about oral health (cognitive component). The children who were 6 years old from the beginning to the end of this study participated of experimental part (n = 44). This study took place at a public preschool (EMEI Gasparzinho, Bauru, State of São Paulo, Brazil) in 2001. The experimental part consisted of questionnaires application and record of plaque scores before and after oral health classes. Results showed an increase of 16% in the health knowledge level and decrease of 0.63 (15.5%) on mean plaque index. It was concluded that educative programs promote the increase of knowledge about Dental Health and the decrease of plaque index. In addition, its during the childhood that the child wants to learn new things, acquires the routine behaviors and hygiene beliefs. Thus preschool are important places for development of Dental Health Education Programs.
Keywords
Health promotion/methods, health education, dental, preventive dentistry, child, preschool
References
1. BIJELLA, M.F.T.B. Avaliação de um programa odontológico, com bases educativa, preventiva e curativa, desenvolvido com pré-escolares durante 12 meses. CECADE News, Bauru, v.3, n.2, p.1-5, maio/ago. 1995.
2. CAMPOS, J.A.D.B.; ZUANON, A.C. Motivação em Odontologia. Rev. Paul. Odontol., São Paulo, v.23, n.5, p.34-36, set./out. 2001.
3. DINELLI, W. et al. Campanhas de prevenção e motivação em Odontologia – Novos caminhos. Parte II. Odonto 2000 – Odontol. Séc. XXI, Araraquara, v.2, n.1, p.8- 13, jan./jun. 1998.
4. ESCOLA PROMOTORA DA SAÚDE. Promoção da Saúde, Brasília, v.1, n.1, p.26-27, ago./out. 1999.
5. ESTEVES, G.V. et al. Estudo clínico do comportamento de escolares mediante escovação supervisionada, controle da dieta e motivação para prevenção da cárie e doença periodontal. RPG - Rev. Pós-Grad., São Paulo, v.5, n.3, p.211-218, jul./ago./set. 1998.
6. FDI/WHO. Global goals for oral health in the year 2000. Int Dent. J., London, v.32, n.1, p.74-77, Mar. 1982.
7. FREIRE, M. do C.M.; de MELO, R.S.; ALMEIDA E SILVA, S. Dental caries prevalence in relation to socioeconomic status of nursery school children in Goiânia- GO, Brazil. Community Dent. Oral Epidemiol., Copenhagen, v.24, n.5, p.357-361, Oct. 1996.
8. GARCIA, P.P.N.S.; CORONA, S.A.M.; VALSECKI JUNIOR, A. Educação e motivação: I. Impacto de um programa preventivo com ênfase na educação de hábitos de higiene oral. Rev. Odontol. UNESP, São Paulo, v.27, n.2, p.393-403, jul./dez. 1998.
9. GUEDES-PINTO, A.C.; CRUZ, R.A.; PARREIRA, M.L.J. Contribuição ao estudo da escovação dental na dentição decídua. Rev. Fac. Odont. Univ. São Paulo, São Paulo, v.9, n.2, p.311-318, jul./dez. 1971.
10. GUEDES-PINTO, A.C.; RIZZATO,C.M.; CALHEI ROS, O.C. Ensino e avaliação da escovação dentária em crianças do primeiro ciclo escolar – Técnica de Stillman e Fones. Rev. Fac. Odont. Univ. São Paulo, São Paulo, v.14, n.1, p.115-122, jan./jun. 1976.
11.KAY, E.J.; LOCKER, D. Is dental health education effective? A systematic review of current evidence. Community Dent. Oral Epidemiol., Copenhagen, v.24, n.4, p.231-235, Aug. 1996.
12.KLASS, K.; RHODEN, C. Aspects of dental health education for preeschool children and their parents. J. Dent. Child., Fulton, v.48, n. 5, p.357-363, Sept./Oct. 1981.
13.KNUTSON, J.W. An index of a prevalence of dental caries in schoolchildren. Public Health Rep., Rockville, v.59, n.8, p.253-263, Feb. 1944.
14. LEVY, G.F. A survey of preschool oral health education programs. J. Public Health Dent., Raleigh, v.44, n.1, p.10-18, Winter 1984.
15.MORAES, A.B.A.; CESAR, J. Um programa de treinamento de escovação dentária em crianças. Ars Cvrandi Odontol., São Paulo, v.8, n.4, p.108-118, jul./ago. 1981.
16.NADANOSVSKY, P. Promoção da saúde e a prevenção das doenças bucais. In: PINTO, V.G. Saúde bucal coletiva. 4.ed. São Paulo: Ed. Santos, 2000. cap.9, p.293- 310.
17.NAVARRO, R.S.; ESTEVES, G.V.; YOUSSEF, M.N. Estudo clínico do comportamento de escolares mediante escovação supervisionada e motivação no controle de placa bacteriana. Rev. Odontol. Univ. São Paulo, São Paulo, v.10, n.2, p.153-157, abr./jun. 1996.
18. PODSHADLEY, A.G.; HALEY, J.K. A method for evaluating oral hygiene performance. Public Health Rep., Rockville, v.83, n. 3, p.259-264, Mar. 1968.
19.RAYNER, J.A. A dental health education programme, including home visits, for nursery school children. Br. Dent. J., London, v.172, n.2, p.57-62, Jan. 1992.
20.REDMOND, C.A. et al. A cluster randomized controlled trial testing the effectiveness of a schoolbased dental health education program for adolescents. J. Public Health Dent., Raleigh, v.59, n.1, p.12-17, Winter 1999.
21.WANDERLEY, M.T.; NOSÉ, C.C.; CORRÊA, M.S.N.P. Educação e motivação na promoção de Saúde Bucal. In: CORRÊA, M.S.N.P. et al. Odontopediatria na primeira infância. São Paulo: Ed. Santos, 1998. cap. 28, p.389-402.
22.WATSON, M.R. et al. A community participatory oral health promotion program in an Inner-city Latino community. J. Public Health Dent., Raleigh, v.61, n.1, p.34-41, Winter 2001.
23.WORTHINGTON, H.V. et al. A cluster randomized controlled trial of a dental health education program for 10-year-old children. J. Public Health Dent., Raleigh, v.61, n.1, p.22-27, Winter 2001.