Revista de Odontologia da UNESP
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Revista de Odontologia da UNESP
Original Article

A Importância da Educação em Saúde Bucal para Pré-Escolares

The importance of dental health education for preschoolchildren

Aquilante, A.G.; Almeida, B.S.; Martins Castro, R.F.; Xavier, C.R.G.; Sales Peres, S.H.C.; Bastos, J.R.M.

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Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um Programa de Educação em Saúde Bucal, pautado na verificação da performance de higiene do paciente através do índice PHP (componente psicomotor) e de uma entrevista baseada num questionário elaborado para avaliar os conhecimentos sobre saúde bucal (componente cognitivo). Participaram da parte experimental as crianças da turma do Pré, do ano 2001, da EMEI Gasparzinho (Bauru-SP), que possuíam 6 anos completos desde o início até o final do experimento (o que gerou uma amostra final de 44 crianças). O procedimento, anteriormente e logo após a jornada educativa, na aplicação dos questionários e no levantamento do índice de placa. Os resultados demonstraram que houve aumento da ordem de 16% no nível de conhecimento sobre saúde, bem como redução de 0,63 (o que corresponde a 15,5%) no índice médio de placa. Concluiu-se que os programas educativos promovem o aumento do conhecimento sobre Saúde Bucal e a redução do índice de placa e que, como é durante a infância que a criança vai incorporando em sua vida os hábitos de higiene e está numa fase propícia ao aprendizado, as pré-escolas são locais importantes para o desenvolvimento de Programas de Educação em Saúde Bucal

Palavras-chave

Promoção da saúde/métodos, educação em saúde bucal, odontologia preventiva, pré-escolar

Abstract

The aim of this study was evaluate the efficacy of a Dental Health Education Program, based on verify of patient hygiene performance through PHP index (psychomotor component) and an interview based on a questionnaire developed to evaluate the knowledge about oral health (cognitive component). The children who were 6 years old from the beginning to the end of this study participated of experimental part (n = 44). This study took place at a public preschool (EMEI Gasparzinho, Bauru, State of São Paulo, Brazil) in 2001. The experimental part consisted of questionnaires application and record of plaque scores before and after oral health classes. Results showed an increase of 16% in the health knowledge level and decrease of 0.63 (15.5%) on mean plaque index. It was concluded that educative programs promote the increase of knowledge about Dental Health and the decrease of plaque index. In addition, its during the childhood that the child wants to learn new things, acquires the routine behaviors and hygiene beliefs. Thus preschool are important places for development of Dental Health Education Programs.

Keywords

Health promotion/methods, health education, dental, preventive dentistry, child, preschool

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