Sobre a Revista
A Revista de Odontologia da UNESP (ISSN 1807-2577 - online) Rev. Odontol. UNESP teve início em 1979, pela fusão dos periódicos Revista da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Revista da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara e do periódico Revista da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos. Ela é de publicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Desde seu início o periódico vem se adequando as diretrizes para uma política editorial contemporânea. A partir de sua indexação na base SciELO, o periódico é de acesso aberto, totalmente on-line e os artigos são publicados em português ou inglês. Desde 2019 o periódico adotou a publicação contínua, proporcionando a publicação mais rápida dos artigos.
Conformidade com a Ciência Aberta
A Revista de Odontologia da UNESP é de acesso aberto. O periódico adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para a divulgação de trabalhos publicados. Além disso, requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, NCBI, Mendeley Data caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito.
A Rev. Odontol. UNESP incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.
Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a opção aos autores e revisores de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes.
Ética na Publicação
A Rev. Odontol. UNESP dedica-se a cumprir as boas práticas e segue normas e recomendações de padrões de ética e responsabilidade na comunicação científica estabelecidas pelas instituições nacionais e internacionais, entre as quais se destacam: COPE, Equator Network, ICMJE, Fapesp e o Manual de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica do SciELO.
A Rev. Odontol. UNESP tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Estamos em conformidade com padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas: autores(as), editores(as) e revisores(as) na publicação. Autores, Editores e Revisores são incentivados a estudar e seguir todas as normas de boas práticas da pesquisa científica.
Para promover a predominância de originalidade dos textos o periódico adota programas de verificação de duplicidades com textos já publicados, a Rev. Odontol. UNESP não aceita em qualquer instância o plagio ou qualquer outro comportamento antiético. O periódico considera inaceitável a prática de plágio. Quando é detectado plágio o(s) autor(es) são informados, com a apresentação do relatório gerado pelo software utilizado. A Rev. Odontol. UNESP utiliza o software de detecção de plágio Turnitin. Quando houver dúvida ou questionamento, o editor-chefe entra em contato com o autor correspondente e, se necessário, com todos os autores e se for comprovada duplicidade, contata-se as instituições de afiliação dos autores ou de financiamento envolvidas no desenvolvimento da pesquisa além do artigo ser recusado para publicação.
Os autores no momento de envio dos artigos para o periódico declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado e não está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.
A fabricação ou falsificação de dados e imagens são más condutas graves. O processo de avaliação é criterioso na identificação de tais más condutas. Se houver dúvidas, solicita-se aos autores dados comprobatórios da metodologia e dos resultados. No caso de constatação de má conduta, o periódico informa as instituições de afiliação dos autores ou de financiamento envolvidas no desenvolvimento da pesquisa. O periódico segue os diagramas de fluxo do COPE para identificação e orientação sobre más condutas.
Ao suspeitar de má conduta ética, o Editor-Chefe avaliará a situação visando o esclarecimento do problema. Correções ou esclarecimentos poderão ser publicados pelo periódico se necessário. Os casos não listados nestas normas serão resolvidos pelos Editor-Chefe e editores adjunto. Eventualmente quando há contestação da decisão do periódico, constitui-se um comitê de membros do corpo editorial e externos ao periódico.
O(s) autor(es) do artigo que é constatado alguma má conduta ficam impossibilitados de publicar na Rev. Odontol. UNESP por período de 5 anos.
Direitos Autorais
Os autores detém os direitos autorais da publicação dos artigos publicados na Rev. Odontol. UNESP. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, uma vez citados o autor e a fonte original.
Foco e Escopo
A Revista de Odontologia da UNESP é um periódico científico de publicação contínuo, revisado por pares e de acesso aberto que publica artigos científicos de pesquisas básicas e clínicas e artigos de revisão que constituam avanços no conhecimento na área de odontologia e áreas correlatas.
Preservação Digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.
Fontes de Indexação
Ficha Bibliográfica
Título do periódico: Revista de Odontologia da Unesp
Título abreviado: Rev. Odontol. UNESP
Publicação da: Universidade Estadual Paulista
Periodicidade: Anual
Modalidade de publicação: Publicação Contínua
Ano de criação do periódico: 1979
Websites e Mídias Sociais
Instagram: @revodontounesp