Educação interprofissional na graduação em Odontologia: experiências curriculares e disponibilidade de estudantes
Interprofessional education in undergraduation in dentistry: curricular experiences and student availability
Natália Noronha TOMPSEN; Everson MEIRELES; Marina PEDUZZI; Ramona Fernanda Ceriotti TOASSI
Resumo
Palavras-chave
Abstract
Abstract:
Keywords
References
Organização Mundial da Saúde – OMS. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa, [Internet]. Genebra: OMS; 2010 [citado 2018 Jan 8]. Disponível em: http://new.paho.org/bra/images/stories/documentos/marco_para_acao.pdf
Peduzzi M, Norman IJ, Germani AC, Silva JA, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev Esc Enferm USP. 2013 Ago;47(4):977-83. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029. PMid:24310699.
Agreli HF, Peduzzi M, Silva MC. Atenção centrada no paciente na prática interprofissional colaborativa. Interface (Botucatu). 2016 Dez;20(59):905-16. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0511.
Hoff T, Sutcliffe K, Young G, editors. The healthcare professional workforce: understanding human capital in a changing industry. Oxford: Oxford University Press; 2017.
Reeves S, Xyrichis A, Zwarenstein M. Teamwork, collaboration, coordination, and networking: Why we need to distinguish between different types of interprofessional practice. J Interprof Care. 2018;32(1):1-3. http://dx.doi.org/10.1080/13561820.2017.1400150. PMid:29131697.
Costa MV, Vilar MJ, Azevedo GD, Reeves S. Interprofessional education as an approach for reforming health professions education in Brazil: emerging findings. J Interprof Care. 2014 Jul;28(4):379-80. http://dx.doi.org/10.3109/13561820.2013.870984. PMid:24383408.
Reeves S. Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface Comunicacao Saude Educ. 2016;20(56):185-96. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0092.
Batista NA. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Cad FNEPAS. 2012;2(1):25-8.
Oliveira CMD, Batista NA, Batista SHSS, Uchôa-Figueiredo LR. A escrita de narrativas e o desenvolvimento de práticas colaborativas para o trabalho em equipe. Interface (Botucatu). 2016;20(59):1005-14. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0660.
Toassi RFC, Lewgoy AMB. Práticas integradas em saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar. Interface (Botucatu). 2016 Abr-Jun;20(57):449-61. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0123.
Rocha NB, Silva MC, Silva IRG, Lolli LF, Fujimaki M, Alves RN. Percepções de aprendizagem sobre disciplina interprofissional em Odontologia. Rev ABENO. 2017;17(3):41-54. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.383.
Cardoso AC, Corralo DJ, Krahl M, Alves LP. O estimulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a extensão universitária como uma estratégia para a educação interporfissional. Rev ABENO. 2015 Jun;15(2):12-9. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-59542015000200003&lng=pt.
Costa MV, Patrício KP, Câmara AMCS, Azevedo GD, Batista SHSS. Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional. Interface (Botucatu). 2015;19(Supl 1):709-20. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0994.
Nuto SAS, Lima Júnior L, Camara AMCS, Gonçalves CBC. FCM, Câmara AMCS, Gonçalves CBC. Avaliação da disponibilidade para aprendizagem interprofissional de estudantes de ciências da saúde. Rev Bras Educ Med. 2017;41(1):50-7. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1rb20160018.
Reeves S, Fletcher S, Barr H, Birch I, Boet S, Davies N, et al. A BEME systematic review of the effects of interprofessional education: BEME Guide No. 39. Med Teach. 2016 Jul;38(7):656-68. http://dx.doi.org/10.3109/0142159X.2016.1173663. PMid:27146438.
Reeves S, Pelone F, Harrison R, Goldman J, Zwarenstein M. Interprofessional collaboration to improve professional practice and healthcare outcomes. Cochrane Database Syst Rev. 2017 Jun;6:CD000072. http://dx.doi.org/10.1002/14651858.CD000072.pub3. PMid:28639262.
Knecht-Sabres LJ, Gunn JF, Conroy C, Getch SE, Cahill SM, Lee MM, et al. Effectiveness of an interprofessional education event for graduate health professional students. The Internet Journal of Allied Health Sciences and Practice [Internet]. 2016 Oct [cited 2018 Jun 21];14(4):1-8. Available from: https://nsuworks.nova.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1580&context=ijahsp.
Toassi RFC, organizadores. Interprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos? [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2017, p. 81-98 [citado 2018 Jun 13]. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-vivencias-em-educacao-na-saude/vol-06-interprofissionalidade-e-formacao-na-saude-pdf.
Peduzzi M, Norman I, Coster S, Meireles E. Adaptação transcultural e validação da Readiness for Interprofessional Learning Scale no Brasil. Rev Esc Enferm USP. 2015 Dez;49(Spe 2):7-15. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000800002.
Torres CV, Neiva ER. Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed; 2011.
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União. Brasília, 4 março 2002; Seção 1. p. 10.
Lamers JMS, Baumgarten A, Bittencourt FV, Toassi RFC. Mudanças curriculares na educação superior em Odontologia: inovações, resistências e avanços conquistados. Rev ABENO. 2016;16(4):2-18. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.324.
Costa MV. A educação interprofissional no contexto brasileiro: algumas reflexões. Interface (Botucatu). 2016 Mar;20(56):197-8. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0311.
Peduzzi MO. SUS é interprofissional. Interface (Botucatu). 2016 Mar; 20(56):199-201. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0383.
Toassi RFC, Baumgarten A, Warmling CM, Rossoni E, Rosa AR, Slavutzky SMB. Teaching at primary healthcare services within the brazilian national health system (SUS) in Brazilian healthcare professionals’ training. Interface (Botucatu). 2013 Jun;17(45):385-92. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000008.
Bulgarelli AF, Souza KR, Baumgarten A, Souza JM, Rosing CK, Toassi RFC. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Interface (Botucatu). 2014 Jun;18(49):351-62. Epub Mar 17, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0583.
Camara AMCS, Grosseman S, Pinho DLM. Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores. Interface (Botucatu). 2015; 19(Supl 1):817-29. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0940.
Freeth DS, Hammick M, Reeves S, Koppel I, Barr H. Effective interprofessional education: development, delivery, and evaluation. Oxford: Blackwell Publishing; 2005. http://dx.doi.org/10.1002/9780470776438.
Brandt B, Lutfiyya MN, King JA, Chioreso C. A scoping review of interprofessional collaborative practice and education using the lens of the Triple Aim. J Interprof Care. 2014 Sep;28(5):393-9. http://dx.doi.org/10.3109/13561820.2014.906391. PMid:24702046.
Carniel RK, Goulart MA, Martins AB, De Marchi RJ, Rados ARV. A clínica ampliada como ferramenta de cuidado e ensino em Geriatria. Rev ABENO. 2017;17(4):99-107. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.476.
Bueno D, Tschiedel RG. organização. A arte de ensinar e fazer saúde: UFRGS no Pró-Saúde II: relatos de uma experiência. Porto Alegre: Libretos; 2011.
Araújo TAM, Vasconcelos ACCP, Pessoa TRRF, Forte FDS. Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores. Interface (Botucatu). 2017 Sep;21(62):601–13. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0295.
Bradley P, Cooper S, Duncan F. A mixed-methods study of interprofessional learning of resuscitation skills. Med Educ. 2009 Sep;43(9):912-22. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2923.2009.03432.x. PMid:19709016.
Rossit RS, Batista SH, Batista NA. Formação para a integralidade do cuidado: potencialidades de um projeto interprofissional. Rev Int Humanid Med. [Internet]. 2014 [cited 2018 Jun 21]; 3 (1): 55-6. Disponível em: https://journals.epistemopolis.org/index.php/hmedicas/article/download/1169/727
Tamura Y, Seki K, Usami M, Taku S, Bontje P, Ando H, et al. Cultural adaptation and validating a Japanese version of the readiness for interprofessional learning scale (RIPLS). J Interprof Care. 2012 Jan;26(1):56-63. http://dx.doi.org/10.3109/13561820.2011.595848. PMid:22233369.
Oishi A, Haruta J, Yoshimi K, Goto M, Yoshida K, Yoshimoto H. Cross-cultural adaptation of the professional version of the Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) in Japanese. J Interprof Care. 2017 Jan;31(1):85-90. http://dx.doi.org/10.1080/13561820.2016.1248814. PMid:27996353.
Mahler C, Berger S, Reeves S. The Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS): a problematic evaluative scale for the interprofessional field. J Interprof Care. 2015;29(4):289-91. http://dx.doi.org/10.3109/13561820.2015.1059652. PMid:26176984.