Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/journal/rou/article/588019247f8c9d0a098b4fd7
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

A cabeça do calouro de odontologia da FOA/UNESP 2012: o núcleo da representação social do ensino médio na escola pública

Figueiredo, C.M.B.F.; Lima, B.T.; Migliorucci, D.S.; Terci, A.C.C.; Gonfiantini, A.F.; Astolphi, R.D.; Hall, K.B.; Pereira, J.A.; Bizelli, G.R.; Garcia, W.G.

Downloads: 0
Views: 868

Resumo

A realidade é sempre reconstruída pelo sujeito, integrando-se ao nosso sistema de valores dentro da história e do nosso contexto social. Essas representações sociais, socialmente elaboradas e partilhadas, têm um núcleo central que as gera e organiza, dando-lhe significado. Em torno do núcleo central, há elementos periféricos que dão estabilidade à representação. Metodologia: para tanto, 80 calouros da FOA/UNESP 2012 integral, quando confrontados com a expressão “ensino médio nas escolas públicas”, indicaram cinco palavras relacionados ao tema e apontaram, dentre as cinco, duas palavras que julgaram de maior importância (núcleo central). As categorias evocadas pelos alunos, que ao todo somaram 260 quando ouviam o termo “ensino médio nas escolas públicas” foram: Deficiência no ensino (62), corrupção (42), precariedade (40), desinteresse (36), desigualdade (25), despreparo profissional (24), desorganização (24). Grande parte dos alunos remeteram o pensamento para a ação dos governantes em relação ao descaso com as escolas públicas, culpando-os pela inferioridade do ensino em relação ao privado. Os alunos das escolas públicas são desmotivados, pois o ensino é péssimo e isso acarreta o desrespeito que vemos dos próprios alunos com os professores e com a escola. Além disso, citaram a desqualificação dos professores, que em grande maioria são despreparados para o cargo de tal importância e a baixa renumeração leva também a uma menor vontade de exercê-lo. Por fim, os alunos destacaram que a entrada em universidades públicas é quase mínina, devido à ineficiência do ensino público.
588019247f8c9d0a098b4fd7 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections