Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/doi/10.1590/1807-2577.11617
Revista de Odontologia da UNESP
Original Article

Análise lexical do Código de Ética Odontológica

Lexical analysis of the Code of Dental Ethics

Cléa Adas Saliba GARBIN; Marcelo Augusto AMARAL; Artênio José Ísper GARBIN; Tânia Adas SALIBA

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Resumo

Resumo: Introdução: O Código de Ética Odontológica (CEO), Resolução CFO-118 de maio de 2012, é um documento que preconiza a atuação ética dos profissionais registrados no Conselho Federal de Odontologia, com a intenção de orientação, reflexão e normatização do exercício profissional.

Objetivo: Analisar o conteúdo do CEO vigente, de forma a identificar aspectos relevantes abordados neste documento.

Material e método: Realizou-se uma pesquisa documental, descritiva, do CEO de 2012. Os conteúdos textuais dos artigos, parágrafos e incisos da Resolução CFO-118/2012 foram processados pelo software IRAMUTEQ e analisados pelas técnicas lexicográficas de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise de Similitude e Nuvem de Palavras.

Resultado: Na análise quantiqualitativa do corpus textual, foram observadas 5.340 palavras, com média de 89,0 palavras por artigo do CEO. Do total, foram encontradas 1.417 palavras distintas e 1.073 destas, que apresentaram média superior a 3,1 ocorrências por artigo, foram incluídas pelo software na CHD. Esta classificação resultou em seis classes: “Equipe de Saúde”, “Relacionamento Profissional-Paciente”, “Vedações”, “Publicidade e Propaganda”, “Conjunto Normativo” e “Prestação de Serviços”, sendo esta última a mais prevalente (20,1%) e caracterizada pelas palavras: tratamento (χ2=35,6), custo (χ2 =16,5) e trabalho (χ2=16,1). A partir das seis classes, foram identificados três grandes ramos: profissional (29,2%), assistencial (39,3%) e publicidade e propaganda (31,5%).

Conclusão: A análise léxica demonstrou valorização da prestação de serviços, priorização do ramo assistencial da profissão e de virtudes relacionadas ao profissional, segundo análise do CEO de 2012.

Palavras-chave

Análise qualitativa, códigos de ética, ética odontológica

Abstract

Abstract: Introduction: The Code of Dental Ethics (CDE), Resolution CFO-118 of May 2012, is a document that advocates the ethical performance of professionals registered in the Federal Council of Dentistry with the intention of orientation, reflection and standardization of professional practice.

Objective: To analyze the content of the current CEO in order to identify relevant aspects addressed in this document.

Material and method: A documentary research, descriptive of the 2012 CDE was carried out. The textual contents of the articles, paragraphs and subsections of CFO-118/2012 Resolution were processed by the IRAMUTEQ software and analyzed by Descending Hierarchical Classification (CHD), Similitude Analysis and Word Cloud.

Result: In the quanti-qualitative analysis of the textual corpus, 5,340 word were observed, with a mean of 89.0 words per CEO article. Of the total, 1,417 distinct words were found and 1,073 of these, which presented an average of more than 3.1 occurrences per article, were included by the software in CHD. This classification resulted in six classes: “Health Team”, “Professional-Patient Relationship”, “Fences”, “Advertising and Marketing”, “Normative Set” and “Services”, the latter being the most prevalent (20, 1%), and characterized by the words: treatment (χ2 = 35.6), cost (χ2 = 16.5) and work (χ2 = 16.1). From the six classes, three major branches were identified: professional (29.2%), care (39.3%) and advertising and marketing (31.5%).

Conclusion: The lexical analysis demonstrated the valorization of the service rendering, the prioritization of the profession care sector and the virtues related to the professional according to analysis of the CDE of 2012.
 

Keywords

Qualitative analysis, codes of ethics, ethics dental

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