Revista de Odontologia da UNESP
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Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

O cenário da procura por atendimentos preventivos em uma Universidade Pública

Joana Yasmin Ramos PEREIRA, Aylton VALSECKI JÚNIOR, Silvio Rocha Correa da SILVA, Elaine Pereira da Silva TAGLIAFERRO, Fernanda Lopez ROSELL

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Resumo

Introdução: O terceiro objetivo da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas em 2015, visa “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades” e, para isso, tem como uma de suas metas o reforço da capacidade de todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, para o alerta precoce, redução de riscos e gerenciamento de riscos nacionais e globais de saúde. O levantamento dos principais motivos que levam pacientes a procurarem atendimento odontológico para os problemas que afetam a saúde bucal da população em geral corrobora com as metas da Agenda 2030, gerenciando os riscos em relação à saúde e melhoria de suas condições de saúde bucal, tanto para procedimentos restauradores como para preventivos e educação em saúde. Objetivos: Este trabalho tem como objetivos identificar os principais motivos da busca por atendimento odontológico em clínica de prevenção de uma Universidade pública e o perfil dos pacientes que procuram atendimento odontológico. Material e método ou Conduta Clínica: Foram analisados, pela estudante, os prontuários clínicos dos pacientes atendidos pela primeira vez em clínica de prevenção de uma Universidade pública, de janeiro de 2022 a junho de 2023. Os dados obtidos foram: idade, gênero e queixa principal. Os dados coletados foram armazenados em planilha Excel e analisados descritivamente. Resultados: Analisou-se 153 prontuários clínicos dos pacientes atendidos na referida clínica, com idades entre 1 e 41 anos, na sua maioria crianças ou adolescentes. As principais queixas encontradas foram cárie (23%) e dor (16%), enquanto a queixa de prevenção teve índices reduzidos (4%). Conclusão: Conclui-se que os motivos de busca ao atendimento odontológico, mesmo em uma clínica de prevenção continua sendo cárie e dor, ou seja, quando o paciente já encontra-se com a doença e não por prevenção, assim ações educativas do cuidado em saúde para esta população deve ser realizado.

Palavras-chave

Comportamento de procura de cuidados de saúde; Prevenção de doenças; Odontologia. 
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