Revista de Odontologia da UNESP
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Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Roda de conversa sobre saúde bucal com profissionais das creches públicas de Manaus utilizando a telessaúde: relato de experiência

Keven de Oliveira COSME, Carla Rafaela Gomes da SILVA, Marcela Kauanna Nogueira DANTAS, Ângela Xavier MONTEIRO, Adriana Beatriz Silveira PINTO, Shirley Maria de Araújo PASSOS

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Resumo

Introdução: O projeto crescendo sem cárie faz parte do programa institucional de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no qual participam professores, alunos de mestrado em saúde coletiva e alunos da graduação do curso de odontologia. O projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Manaus, sendo as creches municipais o local de atuação das atividades de promoção e educação em saúde. Objetivos: promover a educação em saúde bucal, por meio de atividades educacionais, levando conhecimento não somente para as crianças, mas também para a comunidade local. Método: O projeto tem uma metodologia pautada na abordagem participativa, e por meio de rodas de conversa buscou-se engajar ativamente os participantes, visando promover a troca de experiencias e o desenvolvimento de habilidades que favorecem a saúde bucal das crianças, trazendo uma flexibilidade metodológica e um ambiente colaborativo e participativo. Resultados: Devido ao surgimento da pandemia da COVID-19, as atividades presenciais nas creches tiveram que ser paralisadas, e adequadas às diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde. Logo, a aplicação das tecnologias de informação e comunicação se fizeram presentes, destacando a telessaúde, como ferramenta fundamental para o prosseguimento das atividades desenvolvidas. Foi possível oferecer promoção e educação em saúde bucal, por meio de rodas de conversas com temas variados, alcançando os professores, diretores, pais ou responsáveis das crianças matriculadas nas creches credenciadas ao projeto, facilitando dessa maneira a disseminação das informações pertinentes a saúde bucal. A adaptação diante dos desafios impostos estabeleceu um diálogo enriquecedor com a população, proporcionando um engajamento ativo na promoção da saúde bucal. Conclusão: Nesse contexto, a telessaúde foi uma ferramenta essencial para superar as barreiras físicas e ampliar o alcance das atividades educativas com pais e professores das creches públicas de Manaus, durante a pandemia da Covid-19.

Palavras-chave

Telemedicina; Educação em saúde bucal; COVID-19.
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