Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/6449752ba9539567a33e9c37
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Odontologia com sala de espera humanizada: resultados preliminares

Ana Beatriz Silva de MOURA, Andréa GONÇALVES, Marcelo GONÇALVES, Camila PINELLI, Isabela Massaro da SILVA, Mariana BORGES, Rayssa Soares dos SANTOS, Kaori SOBUE, Carolina Mendonça de Almeida MALZONI, Victor GONÇALVES, Débora do Espirito Santo REGINA, Giulia PAULINO

Downloads: 0
Views: 207

Resumo

Introdução: Considerando a crise mundial da saúde devido a COVID-19, a busca por atendimento gratuito, a entrada limitada de pacientes/usuários dos serviços de saúde na Faculdade para evitar aglomerações, somado a inquietação com o tratamento odontológico, tudo isso pode gerar um pouco de ansiedade. A fim de minimizá-la, buscamos a alternativa de tornar a sala de espera mais acolhedora e humanizada. Objetivo: Atuar na sala de espera junto aos usuários do serviço de saúde da Faculdade de Odontologia de Araraquara-UNESP visando promoção e cuidados com a saúde e acolhimento, e contribuir para a formação do estudante em relação as suas competências de relacionamento humano e empatia. Método: Informações e orientações sobre temas relevantes à saúde e à pessoa do usuário do serviço são disponibilizadas na sala de espera por meio de pôster impresso. A sala de espera escolhida localiza-se no 2º andar e atende as disciplinas de Radiologia, Cirurgia Bucomaxilofacial e Estomatologia. Enquanto os usuários aguardam seu atendimento, este tempo é aproveitado para que recebam informações por meio do pôster com tema relevante definido anteriormente por escolha dos próprios usuários. Resultados: Vários temas foram sugeridos nas conversas com os usuários e o primeiro deles foi “Maio vermelho: Combate ao câncer de boca”, que posteriormente foi aproveitado para #julhoverde, mês de prevenção do Câncer de cabeça e pescoço. O pôster juntamente com a entrevista realizada pela equipe do projeto de extensão está promovendo saúde e auxiliando no enfrentamento do momento em relação ao tratamento odontológico e em suas vidas pessoais, minimizando a ansiedade enquanto aguardam atendimento. Uma ocorrência interessante: um acompanhante de paciente viu o poster, agendou uma consulta e foi diagnosticado precocemente com câncer de língua. Conclusão: O projeto contribui com a população externa, na produção de um conhecimento que promova discernimento e autonomia em suas ações e motiva os estudantes em suas competências profissionais e como ser humano.

Palavras-chave

Humanização da assistência; educação da população; salas de espera.
6449752ba9539567a33e9c37 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections