Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/5c6457f10e8825b970d4e49c
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Empoderamento em biossegurança de usuários de serviços de saúde, junto ao Projeto de Extensão Universitária “Saberes e práticas de higiene em saúde e em serviços odontológicos”

Laura Issa MATALLANA, Andrea GONÇALVES, Mariangela PEGORIN, Guilherme dos Santos TRENTO, Fernanda Sotrate da SILVA, Neli Sandra Aparecida de Oliveira PARREIRA, Silvia Aparecida de Souza ADALBERTO, Camila PINELLI

Downloads: 0
Views: 814

Resumo

RESUMO: Este estudo mostra resultados preliminares do projeto PROEX “Saberes e práticas de higiene em saúde e em serviços odontológicos”. Objetivo: Proporcionar interação com usuários do SESA-USP e da FOAr-UNESP, visando empoderamento de usuários sobre biossegurança no atendimento odontológico. Rodas de conversa realizadas após a entrega do folder e cinco questões respondidas individualmente, de acordo com metodologia do Net Promoter Score – NPS. Os dados de 50 entrevistados do SESA permitiram identificar que os valores do NPS atribuídos variaram de 58 a 96. Entre os 50 participantes da FOAr, o NPS foi de 62 a 88. Com relação à percepção de que o folder ajudou a identificar os procedimentos de biossegurança e com relação ao fato dos participantes recomendarem o folheto para outras pessoas, o valor do NPS foi alto, indicativo de que o folder atingiu este objetivo. Por outro lado, ao serem entrevistados quanto à capacidade de pedir melhorias na limpeza, esterilização ou uso de barreiras protetoras nos equipamentos, relataram via questionário e via rodas de conversa que se sentiam um pouco capazes, mas nem sempre desejariam fazê-lo, por achar que ofende o profissional ou que afetaria seu tratamento. O folder auxiliou no empoderamento dos pacientes quanto à biossegurança no atendimento odontológico e apresentou NPS indicativo de sucesso, pois estes participantes atuariam como promotores deste conhecimento em sua comunidade. DESCRITORES:

Palavras-chave

Biossegurança; Empoderamento; Assistência ao Paciente.
5c6457f10e8825b970d4e49c rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections