Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/588019277f8c9d0a098b4fe9
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Os projetos de extensão desenvolvidos no CAOE e a teoria ecológica de Bronfenbrenner

Lonchi, M.F.B.; Sedlacek, P.; Salles, N.D.M.; Marcondes, W.A.T.; Pavani, C.C.

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Resumo

O Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE) é uma Unidade Auxiliar de Estrutura Complexa da Faculdade de Odontologia do Campus de Araçatuba (FOA) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Nesta unidade são realizados quatro projetos de extensão, sendo que todos têm como objetivo final o desenvolvimento de comportamentos adaptativos dos pacientes para a assistência em áreas da saúde, com ênfase na odontologia: No Projeto “A Música Associada às Necessidades Terapêuticas de Pacientes Especiais” são desenvolvidas atividades culturais e de integração familiar e social tendo como meio de instrumento a música; no Projeto “Cão Cidadão da UNESP” utiliza-se animais como meio de instrumento para terapia psicológica, mental e física, diminuindo assim a ansiedade gerada na espera do atendimento; no Projeto “Promoção de Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência” são dadas orientações e ensinadas técnicas para facilitar a higienização do paciente conforme o grau de sua deficiência motora. Por fim, o Projeto “Brincar e Sorrir” usa como instrumento de trabalho, bonecos, desenhos e réplicas de instrumentos odontológicos para ensinar crianças com deficiência a se comportarem como pacientes odontológicos colaboradores, por meio de atividades lúdicas. Os autores estabelecem a relação dos quatro projetos com a Teoria Ecológica de Bronfenbrenner e concluem que a mesma auxilia significativamente na compreensão dos fenômenos psicológicos ocorridos durante essas atividades de extensão.
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