Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/588019237f8c9d0a098b4fd2
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Aprimoramento e atualização dos professores de Ciências e de Biologia da rede estadual de ensino das regiões de Araçatuba

Mello-Neto, J.M.; Cavazana, T.P.; Oliveira, F.L.P.; Conceição, R.S.; Cruz-Rizzolo, R.J.; Okamoto, A.C.; Casatti, C.A.; Gonçalves, A.; Ervolino, E.

Downloads: 0
Views: 963

Resumo

O aprimoramento e a atualização dos professores das disciplinas de Ciências e de Biologia se fazem constantemente necessários, tendo em vista a rapidez com que as pesquisas avançam nestas áreas e o grande impacto que isso ocasiona na vida da população em geral. A escassez de tempo, imposta por extensas jornadas de trabalho, o acesso limitado a fontes atualizadas de informação e a fraca interação com a comunidade científica são fatores que dificultam o acesso destes professores as novas informações e ao aperfeiçoamento de suas habilidades. O principal propósito do presente projeto é o aprimoramento e a atualização dos professores das disciplinas de Ciências e de Biologia, pertencentes às Diretorias de Ensino de Araçatuba e de Birigui, acerca dos grandes temas das ciências biológicas e da saúde. Além disso, como complementação da proposta, para cada um dos assuntos abordados, os quais estão em consonância com o projeto político pedagógico dos ensinos fundamental e médio, estamos elaborando material didático auxiliar, que para o corrente ano trata-se de um conjunto de lâminas histológicas de diversos órgãos, os quais estão sendo doados às escolas da região, com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de tais disciplinas, através da inserção de aulas práticas de microscopia. Para tal propósito realizamos encontros bimestrais nas dependências do Campus de Araçatuba, onde estão sendo abordados os temas das ciências biológicas e da saúde, através de aulas teóricas e práticas laboratoriais, as quais estão sendo ministradas e monitoradas, respectivamente, pelos docentes e acadêmicos da UNESP envolvidos com o projeto. Os trabalhos estão em andamento desde abril de 2010, onde verificamos uma grande assiduidade, efetiva participação e elevado grau de interesse dos professores durante as reuniões. O diferencial do projeto está sendo a aliança entre as aulas teóricas e as aulas práticas, sendo que estas últimas, além de estarem sendo de extrema importância para sedimentar o conteúdo teórico, também estão sendo capazes de habilitar e familiarizar o professor com tal abordagem, a qual ele será capaz de desenvolver junto dos seus alunos em sala de aula, uma vez que cada escola está recebendo o conjunto de lâminas histológicas que permitirá a realização de aulas práticas de microscopia.
588019237f8c9d0a098b4fd2 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections